Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação
Publicidade

Segunda fase da Unicamp tem a menor abstenção em 15 anos

Índice foi de 7,6%, o que significa um total de 11.739 estudantes presentes. Universidade oferece 2.540 vagas em 69 cursos

Educação|Do R7


A segunda fase do Vestibular Unicamp 2023 foi realizada neste domingo (11)
A segunda fase do Vestibular Unicamp 2023 foi realizada neste domingo (11)

A segunda fase do Vestibular Unicamp 2023 foi realizada neste domingo (11) e registrou o menor índice de abstenção dos últimos 15 anos — 7,6% —, o que significa um total de 11.739 estudantes presentes, de acordo com a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). Dos 12.708 candidatos aprovados para fazer a segunta fase, faltaram apenas 969.

O índice deste ano está bem abaixo, inclusive, da média dos últimos dez anos, que gira em torno de 11%. A menor abstenção desse primeiro dia da segunda fase foi registrada em São Carlos, com apenas 3,9%, seguida de São Paulo, com 5,7%. Campinas registrou 7,1% de abstenção.

As respostas esperadas pelas bancas serão divulgadas pela Comvest na próxima quinta-feira (15). A segunda fase contou com as provas de redação, língua portuguesa e literaturas, além de questões interdisciplinares de inglês e ciências da natureza.

Pela primeira vez na história do vestibular da Unicamp, as provas da segunda fase foram impressas em cores. O objetivo foi contribuir para uma leitura mais detalhada dos diferentes tipos de imagens usadas nos enunciados das questões (gráficos, tabelas, fotos etc.).

Publicidade

Na prova de redação, os candidatos tiveram que escolher entre duas propostas. A primeira pedia que fosse elaborado um texto de convocação dos vizinhos, para debater os riscos da abertura de um clube de tiro no seu bairro. A coletânea de textos abordava o aumento de mortes com as políticas de flexibilização do porte de armas. Os candidatos deveriam posicionar-se criticamente sobre a liberação de armas como estratégia de política de segurança pública. Já a segunda proposta inseria os candidatos em um contexto de educação antirracista de sua escola, em que era solicitado colaborar com um depoimento sobre já ter sofrido, presenciado ou praticado alguma forma de racismo.

Leia também

A segunda fase do Vestibular Unicamp 2023 continuará a ser aplicada nesta segunda-feira, em 22 cidades do país: as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo e outras 16 cidades paulistas: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova é permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). No ingresso pelo Vestibular 2023, são oferecidas 2.540 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.