Sisu terá somente uma edição ao ano a partir de 2024; MEC deve anunciar datas nesta semana
Principal método de seleção para das universidades brasileiras já atendeu mais de 1,3 milhões de estudantes em 2023
Educação|Do R7
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que dá acesso às instituições de ensino superior ao redor do país em base da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), terá somente uma edição por ano a partir de 2024. O MEC (Ministério da Educação) confirmou as mudanças ao R7 e disse que uma portaria com as alterações deve ser publicado no Diário Oficial da União ainda nesta semana — incluindo as datas previstas para o processo e quaisquer novidades.
A mudança foi discutida em setembro pelo MEC junto a outras instituições públicas, na sede do CNE (Conselho Nacional de Educação), em Brasília. O objetivo é aperfeiçoar o Sisu, segundo o ministério.
Na ocasião, o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior, Alexandre Brasil, declarou que as mudanças vão ajudar os estudantes a ingressarem nas universidades.
"Nosso desafio é o de tornar o Sisu mais atrativo e inclusivo para os jovens, e mais eficiente, do ponto de vista da administração acadêmica, sem perder de vista o seu histórico relevante, que iniciou uma verdadeira transformação na forma de ingresso na universidade pública", disse.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
No começo do mês, o MEC anunciou que aplicaria novas regras da Lei de Cotas para o Sisu, também a partir de 2024. Desta forma, todos os participantes serão primeiramente classificados como ampla concorrência, independentemente de atenderem aos critérios de cotas. As vagas reservadas para cotistas serão avaliadas em um segundo momento.