Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP muda o ensino médio a partir de 2022; veja como fica o currículo

Seduc apresenta itinerários formativos para que alunos possam escolher as áreas de estudo a partir do ano que vem  

Educação|Karla Dunder, do R7

São Paulo anuncia os itinerários formativos para os estudantes do ensino médio
São Paulo anuncia os itinerários formativos para os estudantes do ensino médio São Paulo anuncia os itinerários formativos para os estudantes do ensino médio

Estudantes do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo já podem começar a pensar nas áreas que pretendem estudar mais a partir do ano que vem. A Seduc (Secretaria de Estado da Educação) apresentou nesta terça-feira (15) os itinerários formativos, as áreas que alunos podem escolher estudar.

O novo ensino médio deve ser implantado em todo o país a partir de 2022. A proposta é aproximar os jovens da realidade do mercado de trabalho e estimular o desenvolvimento de um projeto de vida, daí um currículo mais flexível, que permita ao jovem fazer escolhas e aprofundar seu conhecimento em determinada área ou seguir para o ensino técnico.

Leia também

Em São Paulo, os estudantes do ensino médio têm no primeiro ano um currículo básico, com uma formação geral. A partir do segundo ano, a formação segue a proposta do Inova Educação (Projeto de Vida, Eletivas, Tecnologia e Inovação). 

A implementação dos itinerários formativos nas escolas estaduais passa pelos três componentes curriculares propostos pelo Inova Educação (Projeto de Vida, Eletivas, Tecnologia e Inovação) e os itinerários que seguem nas áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza; e seis áreas integradas: Linguagens e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O estudante ainda poderá optar pela formação técnica e profissional. 

Publicidade

Os alunos do ensino médio devem demonstrar interesse em qual área seguir até o dia 8 de julho por meio da SED (Secretaria Escolar Digital). A partir dos questionários, as escolas irão definir quais itinerários serão disponibilizados no momento da rematrícula para a 2º série do ensino médio.

De a quarta (16) a sexta-feira (18), os estudantes poderão acompanhar pelo Centro de Mídias explicações detalhadas sobre cada itinerário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.