Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ss, Vz, CP: conhece a linguagem usada nas redes sociais? 

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, veja como as abreviações criadas pelos adolescentes transformam o português

Educação|Karla Dunder, do R7

Glossário para entender o que os adolescentes escrevem? Melhor caminho é o diálogo
Glossário para entender o que os adolescentes escrevem? Melhor caminho é o diálogo Glossário para entender o que os adolescentes escrevem? Melhor caminho é o diálogo

Ss, Vz, CP... Não conhece essas expressões? Abreviações são usadas com frequência por jovens e adolescentes nas redes sociais, principalmente nos aplicativos de conversa. Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio), essa forma de comunicação ilustra as mudanças que ocorrem na língua com o passar dos anos.

As abreviações que aparecem nas conversas priorizam as consoantes e a maioria vem de redução de gírias. Ss (sim), Vz (pegar a visão) e CP (se pá) surgiram, na opinião de Raquel Faustino, professora de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio Técnico do Senac SP, "como uma forma de comunicação entre os mais jovens, talvez para que os pais não entendam o que está sendo dito, um jeito de eles se identificarem com um grupo".

Essa maneira de conversar também faz parte do processo de transformação da língua. "O que chama a atenção é que está ocorrendo muito rápido porque segue a velocidade das mudanças na tecnologia", diz. "Toda nova ferramenta tecnológica altera a forma de comunicação. Isso ocorreu com o telégrafo, por exemplo, que exigiu o uso de abreviações também."

"Se pegarmos um texto de Camões, também teremos dificuldade para entender, porque a língua está em constante processo de mudança e essa é a beleza: entender a língua portuguesa como um conjunto, de ter variedade tanto na linguagem formal quanto informal."

Mas qual a dica para os pais e professores que não conseguem acompanhar essas conversas nas redes sociais? Vale fazer um glossário? "O melhor caminho é perguntar e abrir o canal de diálogo, e entender que, em alguns anos, provavelmente, esses adolescentes também estarão questionando as mudanças na língua."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.