Técnico em Mecânica está entre os cursos mais procurados em plataforma educacional
Formações técnicas possuemi foco maior na parte prática das profissões
Educação|Do R7 Conteúdo e Marca
Foco em formação mais prática, término em menor tempo e mensalidades mais baratas são alguns dos aspectos que fazem dos cursos técnicos uma boa pedida para quem quer se profissionalizar e já adentrar no mercado de trabalho.
As opções para essas formações são variadas e a demanda é alta. Em um ranking dos cursos técnicos mais buscados na plataforma Educa Mais Brasil, aparece em quinto lugar o Técnico em Mecânica. O quarto lugar ficou com Segurança do Trabalho; seguido de Radiologia e Eletrotécnica. O campeão de buscas na plataforma é o Técnico em Enfermagem.
“Os cursos técnicos abriram um leque de possibilidades profissionais tanto na área industrial como no segmento particular, já que hoje eu também sou um prestador de serviço e tenho a minha própria empresa”, conta Darci Garcez, 21 anos, que possui alguns cursos técnicos em seu currículo. O primeiro foi feito há 20 anos quando ele se formou em eletrotécnica, profissão que possibilitou muitas conquistas, como criar duas filhas – uma de 21 anos estuda Biomedicina e, a outra, de 18, está se preparando para cursar Enfermagem.
Para Darci, a formação foi muito importante para entrar no mercado de trabalho com um perfil mais técnico e preparado para as atividades práticas da profissão. “Me deu suporte para manter a família durante todo esse tempo”, acrescenta já pensando em iniciar o Técnico em Mecânica, segundo ele, para acompanhar a tecnologia e se destacar no mercado de trabalho.
Assim como Darci, o coordenador de cursos técnicos da Faculdade Fucapi, Moysés Benlolo, explica que um dos principais fatores motivadores do público interessado em cursos técnicos é melhorar a sua qualidade de vida e de seus familiares. “No geral, é o que esses profissionais buscam, além de crescer profissionalmente nas indústrias”, resume.
Na Fucapi, assim como em outras instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação, as formações oferecidas seguem a orientação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, do MEC, que instrui quais competências e habilidades os estudantes devem possuir ao concluir a formação.
Moysés acrescenta ainda que a grade curricular da Fucapi também é pensada a partir das necessidades do mercado profissional em relação à mão de obra. “Tivemos acesso a empresas e vimos quais seriam as maiores necessidades do mercado de trabalho em relação a esse profissional mais técnico. Então, implementamos em nossa grade curricular essas demandas”, acrescenta.
Técnico também prepara estudantes para uma graduação
No geral, os cursos técnicos duram entre um ano e um ano e meio – podendo ter outras opções abaixo desse tempo. “No técnico, vamos direto para a parte prática porque a pessoa aprende a executar as funções no mercado de trabalho. Por isso, os cursos têm duração mais curta”, explica Moysés.
Nesse sentido, há quem prefira optar só pela formação e complementar os estudos com uma graduação, que dura, em média, quatro anos e amplia o conhecimento teórico dos profissionais.
Os cursos técnicos, então, podem auxiliar os estudantes a terem um melhor desenvolvimento na graduação, caso a escolham. “O técnico auxilia muito em uma graduação. Enquanto o primeiro tem um olhar mais acadêmico, de análise das situações, o aluno com um técnico conhece isso na prática.
Então, o curso técnico é uma base muito importante para quem vai fazer uma graduação porque o aluno pode não ter tanta dificuldade durante o curso superior por já ter o conhecimento da prática”, completa Moysés.
Como é o curso Técnico em Mecânica?
A duração média desse curso é de 1 a 2 anos, a depender da instituição de ensino. A formação pode ser encontrada de modo presencial ou a distância. O profissional formado nessa área pode atuar com muitas funções, como: desenvolvimento de equipamentos, montagem e reparos de máquinas, leitura e interpretação de desenho técnico, supervisão e coordenação de atividades de fabricação, entre outras.
“Habilidade de interpretação e leitura de desenho técnico mecânico, aferição de peças – através de conceitos de metrologia e a utilização de equipamentos de medição – para controle de qualidade de máquinas. O técnico em Mecânica também tem a habilidade de fazer desenhos técnicos em gerais ou industriais através de softwares”, destaca Moysés. As disciplinas variam de instituição, mas, no geral, são balanceadas entre atividades práticas e teóricas, com aulas dentro nas salas e em laboratórios.
Os estudantes devem ficar atentos se a instituição é reconhecida pelo MEC e em quais condições as aulas são oferecidas. Quanto mais laboratórios disponibilizados, maior a aprendizagem dos estudantes. “Na Fucapi, por exemplo, temos laboratórios de desenho e de simulação de softwares. Tem ainda laboratório de metrologia, de solda e combustão, de hidráulica e pneumática, automação, de máquinas mecânicas e elementos de máquinas e motores”, conclui Moysés.
Matrículas em conta e bolsas de estudo
Os cursos técnicos possuem mensalidades mais em conta, em comparação com o investimento em uma graduação, por exemplo. Para quem ainda não consegue fazer com que as mensalidades caibam no bolso, é possível contar com apoio de bolsas de estudo em diferentes áreas.
No site do Educa Mais Brasil, há bolsas de até 70% de desconto para cursos presenciais e 100% online em instituições de todo o país. As matrículas podem ser feitas em qualquer período do ano.