Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Termina protesto de estudantes da UnB em frente ao MEC

Manifestação era contra o corte de orçamento da universidade. O ato começou na manhã desta terça-feira (10) na Esplanada dos Ministérios (DF)

Educação|

Polícia lançou bomba de gás lacrimogêneo nos estudantes em frente ao MEC
Polícia lançou bomba de gás lacrimogêneo nos estudantes em frente ao MEC Polícia lançou bomba de gás lacrimogêneo nos estudantes em frente ao MEC

O grupo de estudantes e servidores da UnB (Universidade de Brasília) que estava em protesto desde cedo desta terça-feira (10) na frente do MEC (Ministério da Educação), em Brasília, já se dispersou e o trânsito nas duas vias da Esplanada já foi liberado.

O movimento começou pacífico logo na manhã desta terça-feira, mas teve momentos de grande tensão, como apedrejamento do prédio do MEC pelos estudantes, no início da tarde, quando a Polícia Militar lançou bombas de gás lacrimogêneo para conter os ânimos. Durante o protesto, os estudantes chegaram a atear fogo em sacos de lixo, pedaços de madeira e no que mais encontravam pela frente.

Alunos da UnB protestam em frente ao MEC em Brasília

Os estudantes e servidores reivindicam ajuda do MEC para resolver a crise financeira enfrentada pela universidade. Segundo relatório de gestão da UnB divulgado recentemente, no ano passado, houve corte de 45% do orçamento destinado pelo governo federal para manutenção e investimento da universidade, na comparação com 2016.

Publicidade

Para este ano, o déficit previsto já supera R$ 92 milhões, o que deve obrigar a instituição a demitir terceirizados, desligar estagiários e reduzir gastos com segurança, limpeza e manutenção.

Estudantes protestam contra corte de gastos
Estudantes protestam contra corte de gastos Estudantes protestam contra corte de gastos

O Sintfub (Sindicato dos Trabalhadores da Fundação da UnB) afirma que já houve corte de 500 terceirizados, decorrente da falta de recurso da universidade. A entidade também alega que, nos últimos três anos, o orçamento da UnB tem sido reduzido em 20%, em média. Eles pedem, ao menos, a manutenção dos valores que eram praticados antes desses cortes.

Publicidade

Inicialmente, o MEC havia resistido em receber representantes do grupo, porém voltou atrás e concordou em dialogar com eles. Um encontro estava em andamento quando os alunos começaram a apedrejar o ministério e a PM lançou bombas. As informações são de que o Sintfub teria entregado uma carta ao MEC com suas demandas, mas não se chegou a um acordo.

O protesto também foi contra o governo Temer.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.