Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uma semana para o Enem: é hora de deixar os livros de lado e descansar

Participantes devem buscar atividades de lazer e relaxantes; vale separar os documentos e conferir o local de exame antes da prova

Educação|Karla Dunder, do R7

Nesta semana, estudantes devem deixar os livros de lado e descansar
Nesta semana, estudantes devem deixar os livros de lado e descansar Nesta semana, estudantes devem deixar os livros de lado e descansar

Falta uma semana para a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o que fazer nesses dias? A ordem é descansar. Os participantes devem aproveitar esses dias para separar os documentos, o material e conhecer o local de prova. A primeira prova será aplicada no próximo domingo, dia 13.

Não é o momento de tentar aprender algo novo agora, o que precisava ser estudado já foi ao longo do ano. Nesta semana, vale descansar e cuidar do sono. Passar noites em claro estudando, segundo a coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera, Sueli Cominetti Corrêa, vai impactar negativamente o desempenho na prova. 

O momento é para descansar, relaxar e de momento de lazer. “O Enem envolve muitos sonhos e expectativas, tanto para quem faz a prova como para a família e amigos que acompanham e incentivam esta preparação, visto que alguns encaram o exame como uma coroação e forma de recompensa, possibilitando uma vaga em um curso superior. Mas o estudante também precisa respeitar os limites físicos do corpo. A má qualidade do sono, por exemplo, impacta diretamente o emocional e assimilação do conteúdo estudado”.

Além da boa noite de sono, vale investir o tempo em atividades relaxantes como uma caminhada em um parque ou uma aula de ioga, ou alongamento. Cuidado com os esportes radicais, não é hora de quebrar nada ou parar no hospital. 

Publicidade

Os participantes devem aproveitar os dias que antecedem o Enem para organizar os documentos que devem ser apresentados na hora da prova. Além do RG, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação da prova, aceita tanto na versão físca como digital, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o e-título. Também são válidos, assim como Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).

Vale levar o cartão de confirmação no dia da prova. Não é obrigatório, mas é uma recomendação do Inep.

Conferir o local do exame dias antes da prova traz mais segurança ao participante. Além de conhecer onde fará as provas, o estudante pode calcular o tempo gasto para o deslocamento, seja via transporte público ou de carro. O ideal é avaliar se há algum tipo de interdição ou bloqueio de via para não ter susto no dia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.