Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Unesp oferece prova traduzida em Libras no processo seletivo de 2023

Objetivo é atender os diversos estudantes com deficiência que queiram ingressar na instituição de ensino, incluindo alunos surdos

Educação|Do R7

Primeira fase do vestibular ocorre no dia 15 de novembro de 2022
Primeira fase do vestibular ocorre no dia 15 de novembro de 2022 Primeira fase do vestibular ocorre no dia 15 de novembro de 2022

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) vai disponibilizar para os participantes do vestibular 2023 provas traduzidas em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O objetivo é atender os diversos estudantes com deficiência que queiram ingressar na instituição de ensino, incluindo alunos surdos; a universidade também tem buscado investir em infraestrutura.

O período de inscrições para todos os candidatos ocorre entre os dias 5 de setembro e 10 de outubro, e as provas da primeira fase vão ocorrer no dia 15 de novembro de 2022. Todas as informações sobre as inscrições e a participação de candidatos surdos usuários de Libras constarão do Manual do Candidato, atualmente em fase de elaboração pela Vunesp, responsável pelo planejamento e realização do exame.

Leia também

Atualmente, a Vunesp já atende alguns grupos de candidatos com deficiência sensorial, como cegueira ou baixa visão, oferecendo a possibilidade de acesso a provas em formato ampliado ou em braile. Entre 2021 e 2022, a pró-reitoria de graduação lançou dois editais, no valor de R$ 7 milhões, para aquisição de equipamentos digitais e outros recursos de tecnologia assistiva, a serem alocados nas bibliotecas, salas de aula e laboratórios didáticos. 

A lei 10.436, de 2002, reconheceu oficialmente a Libras como a língua das comunidades surdas brasileiras. E outra legislação, o decreto 5.626, de 2005, assegurou aos surdos o direito de fazerem os exames para ingresso em instituições federais de ensino, de todos os níveis, em língua de sinais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.