Educação Unesp oferece prova traduzida em Libras no processo seletivo de 2023

Unesp oferece prova traduzida em Libras no processo seletivo de 2023

Objetivo é atender os diversos estudantes com deficiência que queiram ingressar na instituição de ensino, incluindo alunos surdos

  • Educação | Do R7

Primeira fase do vestibular ocorre no dia 15 de novembro de 2022

Primeira fase do vestibular ocorre no dia 15 de novembro de 2022

Unesp/Divulgação

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) vai disponibilizar para os participantes do vestibular 2023 provas traduzidas em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O objetivo é atender os diversos estudantes com deficiência que queiram ingressar na instituição de ensino, incluindo alunos surdos; a universidade também tem buscado investir em infraestrutura.

O período de inscrições para todos os candidatos ocorre entre os dias 5 de setembro e 10 de outubro, e as provas da primeira fase vão ocorrer no dia 15 de novembro de 2022. Todas as informações sobre as inscrições e a participação de candidatos surdos usuários de Libras constarão do Manual do Candidato, atualmente em fase de elaboração pela Vunesp, responsável pelo planejamento e realização do exame.

Atualmente, a Vunesp já atende alguns grupos de candidatos com deficiência sensorial, como cegueira ou baixa visão, oferecendo a possibilidade de acesso a provas em formato ampliado ou em braile. Entre 2021 e 2022, a pró-reitoria de graduação lançou dois editais, no valor de R$ 7 milhões, para aquisição de equipamentos digitais e outros recursos de tecnologia assistiva, a serem alocados nas bibliotecas, salas de aula e laboratórios didáticos. 

A lei 10.436, de 2002, reconheceu oficialmente a Libras como a língua das comunidades surdas brasileiras. E outra legislação, o decreto 5.626, de 2005, assegurou aos surdos o direito de fazerem os exames para ingresso em instituições federais de ensino, de todos os níveis, em língua de sinais.

Últimas