Unicamp abre hoje maratona de vestibulares de 2021
Primeira fase será realizada em dois dias, nesta quarta (6) e na quinta (7), para evitar aglomeração de candidatos
Educação|Karla Dunder, do R7
A Unicamp (Universidade de Campinas) abre a maratona de vestibulares e provas deste mês de janeiro. A primeira fase será realizada em dois dias para evitar aglomeração como medida de segurança para evitar a disseminação da covid-19. A segunda fase será realizada nos dias 7 e 8 de fevereiro e a divulgação da primeira chamada será no dia 10 de março.
Para evitar aglomeração, os candidatos foram divididos em dois grupos e farão as provas em dias diferentes. Farão a prova nesta quarta-feira (6), os candidatos das áreas de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas. A Comvest, comissão responsável pela realização do vestibular, deverá utilizar 1.460 salas, para aplicar a prova a 34.024 estudantes. Na quinta (7) é a vez dos estudantes da área de Ciências Biológicas/Saúde. Serão utilizadas 1.921 salas para os 43.631 candidatos.
Leia também
O tempo de prova também foi reduzido de cinco para quatro horas, com a diminuição de 90 para 72 questões nesta primeira fase. Serão apresentadas 12 questões de língua portuguesa e literatura; 12 questões de matemática; e oito questões de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química.
Os portões devem abrir ao meio-dia (horário de Brasília) e a entrada deve ser realizada até às 13h. A Unicamp orienta que os estudantes mantenham o distanciamento de 1,5 metro e o uso de máscara cobrindo nariz e boca é obrigatório.
Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.
Relógios são permitidos, mas devem ficar no chão no momento da prova.
Estão inscritos no processo, 77.655 candidatos, que irão concorrer a 3.237 vagas, em 69 cursos de graduação.