Educação Unicamp anula questão de geografia da primeira fase do vestibular 2023

Unicamp anula questão de geografia da primeira fase do vestibular 2023

Pergunta número 23 foi cancelada, e todos os estudantes vão receber um ponto; segunda fase será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro 

  • Educação | Do R7

Unicamp anula questão de geografia

Unicamp anula questão de geografia

ALESSANDRO TORRES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) anulou uma questão da primeira fase do vestibular 2023 nesta quarta-feira (9). Todos os estudantes receberão um ponto.

Os participantes do vestibular da Unicamp poderão acessar a lista de aprovados para a segunda fase no dia 3 de dezembro. As provas dissertativas serão realizadas nos dias 11 e 12 de dezembro.

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) decidiu anular a questão 23 de geografia da primeira fase, aplicada no último domingo (6). 

Os organizadores da prova enviaram o seguinte comentário sobre a questão anulada:

“QUESTÃO 23 (PROVA Q) GEOGRAFIA

A subsidência pode ocorrer em diferentes materiais: materiais de origem cárstica, rochas sedimentares porosas (compostas por texturas areia fina e silte), solos orgânicos e solos muito argilosos (expansivos). A subsidência é um processo que pode ser reversível ou irreversível. Solos muito argilosos ou orgânicos, ao se contraírem, formam depressões no terreno nos períodos de estiagem; nos períodos úmidos, com a infiltração da água, o solo se expande.

Esse ciclo de contração x expansão, apresentado especialmente na segunda figura, caracteriza a subsidência reversível, como na alternativa B, apontada inicialmente pela banca.

A subsidência em Maceió é devida a outras causas e é irreversível. Pela ambiguidade do enunciado, a Comvest decide anular a questão e atribuir o ponto correspondente à questão para todos os candidatos”.

Últimas