
Unicamp oferece 2.589 vagas de graduação para 2019
Divulgação/UnicampA primeira fase de um dos vestibulares mais disputados de São Paulo, o da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), acontece neste domingo (18), em 30 cidades do Estado.
Além dos municípios paulistas, as provas serão aplicadas também em cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
Os portões dos locais de prova fecham às 13h (horário de Brasília). Por isso, a organização recomenda que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência.
Em Fortaleza e Salvador não há horário de verão. Por isso, os estudantes devem ficar atentos, já que o horário local de início da prova será às 12h.
Neste ano, o vestibular da Unicamp recebeu 76.312 inscrições. A universidade oferece 2.589 vagas em 69 cursos de graduação para 2019. Essas vagas são 80% do total. Outros 20% serão preenchidos por meio do Enem.
Os candidatos farão neste domingo uma prova com 90 questões de múltipla escolha. Serão 13 de língua portuguesa e literaturas da língua portuguesa, 13 de matemática, 9 de história, 9 de geografia (incluindo filosofia e sociologia), 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 7 de inglês, além de 12 questões interdisciplinares.
O tempo de prova será de cinco horas, com a permanência mínima em sala de três horas e meia.
Para ingressar nos locais de prova será preciso apresentar o documento original cujo número foi informado no momento da inscrição.
Só será permitido o uso canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, além de régua transparente e compasso.
A organização proíbe a entrada nos locais de prova de aparelhos celulares e outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana ou lenço, boné e qualquer outro objeto que não sejam os acima descritos.