Unicef lança guia para evitar evasão escolar de estudantes vulneráveis

Junto com a Undime, a "Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência" também deve auxiliar no processo de retorno às atividades escolares

Unicef lança guia para auxiliar educadores

Unicef lança guia para auxiliar educadores

Pixabay

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lança nesta sexta-feira (24), em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) a "Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência", um guia para apoiar estados e municípios na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes em situações de calamidade pública e emergências, como a pandemia da covid-19.

Diante da pandemia do novo coronavírus, escolas precisaram ser fechadas, deixando cerca de 35 milhões de crianças e adolescentes longe das salas de aula. Foram criadas opções para a continuidade da aprendizagem em casa, mas nem todos estão conseguindo manter o processo de aprendizagem — em especial os mais vulneráveis.

O fechamento das escolas gerou impacto negativo significativo na aprendizagem, na nutrição, uma vez que muitas crianças dependem da merenda escolar, e na segurança de crianças e adolescentes.

Mesmo com as opções de atividades para a continuidade das aprendizagens em casa, pelo menos 4,8 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil não têm acesso à internet em casa, além de outros milhões com acesso precário ou falta de equipamento, o que prejudica o vínculo com a escola durante todo o período de isolamento social. Tudo isso, somado às dificuldades econômicas, contribuem para o abandono escolar.

Para reverter esse quadro, mesmo enquanto as escolas ainda estão fisicamente fechadas, é preciso ir atrás de cada um deles e tomar as medidas necessárias para que consigam retomar os estudos e seguir aprendendo. É isso que propõe a Busca Ativa Escolar, estratégia lançada em 2017 e agora adaptada para situações de calamidade pública e emergências, como a pandemia da covid-19

O guia busca auxiliar as escolas no seu planejamento de reabertura ou de readequação de ações. Está dividido em três seções, trazendo orientações para potencializar a Busca Ativa Escolar e enfrentar a crise, e orientações para o acolhimento e o cuidado dentro das escolas, divididos por etapa escolar.

É urgente preparar as escolas para reabrir em segurança

Além de encontrar meninas e meninos que estão fora da escola, ou em risco de abandonar os estudos, as escolas devem se preparar para receber os estudantes em segurança. O que inclui adaptações no ambiente escolar e no transporte, na ventilação das salas de aulas e no acesso a água e saneamento.

Há também que se investir em práticas pedagógicas e apoio psicossocial a educadores e profissionais para a retomada.

Lançamento da Busca Ativa Escolar

O guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência é fruto da parceria do Unicef  com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O lançamento ocorre em um evento virtual nesta sexta-feira (24). 

Live de lançamento:

Quando: Sexta-feira 24 de julho de 2020, às 15h
Onde: YouTube do Conviva Educação https://bit.ly/2FvHsAJ