Universidades britânicas deixam de aceitar nota do Toefl para ingresso de estrangeiros
Estudantes brasileiros do programa Ciência sem Fronteiras estão entre os afetados
Educação|Do R7
As universidades britânicas deixaram de usar os resultados do TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira, sigla em inglês) para a aceitação de estrangeiros em seus cursos de graduação e pós-graduação. A informação é da Embaixada da Inglaterra no Brasil.
A decisão entrou em vigor no início deste ano, quando o canal BBC divulgou um vídeo mostrando possíveis fraudes na aplicação do exame.
Etiquetar objetos da casa em inglês ajuda a memorizar o idioma
Como as fraudes ocorreram na Inglaterra, a princípio, o governo inglês vetou a utilização de notas geradas a partir apenas de exames feitos no país. Porém, a Embaixada da Inglaterra no Brasil afirma que o “TOEFL não será mais aceito para propósito de vistos no Reino Unido” de maneira geral.
O órgão diz ainda que a Universities UK —organização das universidades do Reino Unido— está negociando com o governo britânico a situação de estudantes que fizeram o TOEFL, mas ainda não utilizaram seus resultados para a solicitação de visto estudantil , como exigem as universidades inglesas.
Alunos brasileiros que participam do programa de intercâmbio do governo federal CsF (Ciência sem Fronteiras) e embarcariam para o exterior em setembro próximo estão nessa situação. A Embaixada diz estar negociando soluções para situações semelhantes.
Sem posicionamento público
Segundo Ana Paula Vidigal, gerente da BMW Visas, assessoria brasileiras de vistos para o Reino Unido, o veto ao TOEFL não é assumida publicamente pelas instituições britânicas de ensino superior.
— Universidade de Liverpool é uma das poucas que assumiram oficialmente que o TOEFL está por enquanto vetado. Mas há várias outras exigindo exames diferentes, sem assumir o veto em público, diz Ana.
Ela indica que estudantes interessados em fazer intercâmbio no Reino Unido exijam posicionamento da instituição de destino sobre a aceitação ou não do TOEFL.
Diz ainda que, para se precaver quanto à resposta da universidade, o aluno deve se preparar para a eventual necessidade de fazer um exame de proficiência da língua inglesa equivalente, como o IELTS (Sistema de Teste Internacional de Língua Inglesa, sigla em inglês) ou o Pearson.