Educação Universidades de Portugal se reúnem para 1ª conferência internacional no Brasil

Universidades de Portugal se reúnem para 1ª conferência internacional no Brasil

Evento com estudantes é gratuito e ocorre nos dias 14 e 15 de março no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro

  • Educação | Do R7

Conferência contará com a presença de presidentes e reitores de universidades europeias

Conferência contará com a presença de presidentes e reitores de universidades europeias

Divulgação/ Lu Pimentel Comunicação e Assessoria de Imprensa

Instituições de ensino superior portuguesas se reúnem para a primeira conferência internacional com estudantes no Brasil. Para participar, é necessário realizar um cadastro pela internet.

O evento é gratuito e ocorre nos próximos dias 14 e 15 de março de forma presencial no Real Gabinete Português de Leitura, na cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, dez instituições portuguesas estarão presentes para sanar as mais diversas dúvidas sobre como ingressar no ensino português.

Promovida pelo grupo “Estude em Portugal'', a conferência ainda contará com a presença de 15 presidentes de instituições politécnicas e reitores de universidades europeias. A organização promotora é composta de estudantes brasileiros que vivem em Portugal, que vão reunir as instituições na biblioteca pública na cidade carioca.

Confira a lista de instituições presentes no evento

Na primeira Conferência Internacional de Estudos em Portugal, entre os nomes confirmados estão: Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve, Universidade Europeia, CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), Politécnico de Setúbal, Politécnico de Santarém, Politécnico de Castelo Branco, Politécnico de Tomar, Instituto Português de Administração de Marketing e Politécnico de Viseu.

Para além das instituições portuguesas já confirmadas, a conferência terá a presença do Gabinete de Relações Internacionais do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense) e Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que juntos vão discutir os desafios e conquistas quanto aos protocolos bilaterais já estabelecidos entre as faculdades públicas brasileiras e as portuguesas, para a mobilidade de estudantes internacionais.

Enem Portugal

Mais de 50 institutos politécnicos e escolas superiores têm acordo interinstitucional com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal. De acordo com as informações do Inep, cabe a cada instituição definir as regras e os pesos para o uso das notas.

Os acordos não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro. Outro ponto é que a revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes formados em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira.

Serviço:
Evento: Estude em Portugal: 14 e 15 de março.
Local: Real Gabinete Português de Leitura.
Endereço: rua Luís de Camões, 30, centro, Rio de Janeiro (RJ).

Últimas