Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

USP abre inscrições para curso gratuito de astronomia para meninas

Para se inscrever a participante deve ter entre 14 e 17 anos e estar matriculada em uma escola de educação básica pública ou privada

Educação|Do R7

São previstas 400 vagas para o evento, que será realizado entre os dias 2 e 22 de Julho
São previstas 400 vagas para o evento, que será realizado entre os dias 2 e 22 de Julho São previstas 400 vagas para o evento, que será realizado entre os dias 2 e 22 de Julho

A USP (Universidade de São Paulo) abre o período para as inscrições no curso online e gratuito de astronomia para meninas de todo o país. Para se inscrever, a aluna precisa se identificar com o gênero feminino (cis ou trans), ter entre 14 e 17 anos completos até o dia 30 de junho deste ano e estar regularmente matriculada em uma escola de educação básica pública ou privada.

O projeto Astrominas é realizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo e tem como foco facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, facilitando o contato dessas meninas com mulheres cientistas, de forma a estimular a escolha e a manutenção das carreiras de ciência e tecnologia, desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas.

Leia também

As participantes interessadas devem preencher um formulário online até o dia 25 de maio no site do evento. São previstas 400 vagas para o evento, que será realizado entre os dias 2 e 22 de Julho. Também haverá um sorteio, garantindo 20% das vagas entre pretas, pardas e indígenas, 60% entre estudantes de escolas públicas e 20% entre estudantes de escolas privadas. O sorteio será feito no dia 3 de junho.

O curso inclui palestras de astronomia, física, geociência, astrobiologia, ciências atmosféricas e matemática. As atividades são interativas e incluem rodas de conversa, experimentos e atividades com astrônomas e cientistas brasileiras. Cada selecionada no projeto deverá reservar entre três a quatro horas diárias para se dedicar às atividades, no horário que tiver disponível.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.