Educação USP é a 8ª melhor do mundo em pesquisa acadêmica, diz ranking 

USP é a 8ª melhor do mundo em pesquisa acadêmica, diz ranking 

Centro de Estudos da Universidade de Leiden, na Holanda, ranqueou 963 universidades para avaliar a pesquisa acadêmica das instituições

USP é a única brasileira entre as 100 melhores do mundo

USP é a única brasileira entre as 100 melhores do mundo

Marcos Santos/USP Imagens

A Universidade de São Paulo está entre as 10 melhores do mundo segundo um ranking produzido pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, na Holanda.

Segundo informação divulgada pelo Jornal da USP, a instituição brasileira ocupa o 8º lugar, mesma posição obtida no ranking de 2018.

O Centro de Estudos ranqueou, neste ano, 963 universidades e avaliou a pesquisa acadêmica produzida pelas instituições. Foi levado em consideração a produção científica publicada na base de dados multidisciplinar Web of Science, editada pela empresa Clarivate Analytics.

Ainda, segundo informações do jornal, a USP é a única instituição latino-americana a figurar entre as 100 melhores do mundo. As demais universidades brasileiras mais bem avaliadas são a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), na 138ª posição; a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na 183ª; e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), na 192ª posição.

Neste ranking, além da classificação geral, foram analisados os indicadores das instituições no período de 2014 a 2017 em quatro vertentes: impacto científico, colaboração (interinstitucional, internacional e com a indústria), artigos publicados na modalidade de acesso aberto e diversidade de gênero (número de autorias masculinas e femininas).
 

Últimas