Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

USP e Unicamp retomam aulas presenciais e exigem passaporte de vacina

Desde o ano passado as universidades se preparam para uma retomada segura das atividades para a comunidade universitária

Educação|Do R7

Universidades paulistas retomam atividades após dois anos de pandemia
Universidades paulistas retomam atividades após dois anos de pandemia Universidades paulistas retomam atividades após dois anos de pandemia

USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) retomam nesta segunda-feira (14) as aulas presenciais nos polos universitários. As universidades exigem passaporte de vacina dos estudantes e funcionários. 

Desde o ano passado as universidades se preparam para a retomada das atividades buscando meios para garantir segurança dos alunos e funcionários.

Leia também

A Unicamp já realizava um planejamento acadêmico que incluía a análise e adaptação das salas de aula, estendendo também para os restaurantes, moradia estudantil, biblioteca e os espaços de convivência. Após reuniões com diretores, representantes docentes, funcionários, estudantes, sindicatos e associações, a universidade decidiu pelo início nesta segunda.

Já a USP marca o início oficial do primeiro semestre de 2022 com a semana de recepção aos calouros, que ocorre de 14 a 18 de março. E destaca as seguintes medidas para a retomada das atividades: 

Publicidade

— Boletins informativos periódicos, com dados atualizados acerca da situação pandêmica.

— O status vacinal de cada membro da comunidade USP passa a constar do eCard. A comprovação de imunização completa (uma dose da vacina Janssen ou duas doses de quaisquer outras vacinas contra o Sars-CoV-2) é requerida para o acesso às instalações da universidade.

Publicidade

— O afastamento simplificado das atividades de ensino e de trabalho é facultado a todos os membros da comunidade mediante autodeclaração de sintomas compatíveis com a Covid-19.

— A avaliação das justificativas para não vacinação vindas do corpo docente, discente e de funcionários de todas as unidades em razão de eventuais restrições de saúde é de responsabilidade da SAU (Superintendência de Saúde).

Ainda de acordo com as informações da reitoria da USP, é obrigatório o uso de máscaras adequadas em todos os ambientes, bem ajustadas ao rosto, cobrindo do nariz ao queixo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.