Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

USP oferece curso preparatório para a Olimpíada de Robótica

Inscrições podem ser realizadas até 12 de julho; atividades online serão às quartas e sextas, de 14 a 31 de julho

Educação|Do R7

Estão abertas, até segunda-feira, 12 de julho, as inscrições para o curso de arduino aplicado aos desafios da Olimpíada Brasileira de Robótica, que será oferecido pelo ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP (Universidade de São Paulo), em São Carlos. O curso online será realizado entre os dias 14 e 31 de julho, sempre às quartas e sextas-feiras, das 13 às 16 horas.

O curso é destinado a estudantes matriculados em escola pública ou privada, do ensino fundamental, médio ou técnico, que tenham interesse em participar da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). A proposta é apresentar conceitos básicos sobre todos os componentes necessários para a montagem e programação de robôs usando um kit Arduino, e explicar as diversas tarefas que devem ser realizadas durante a competição.

Para participar, é preciso ter disponível um kit Arduino com os seguintes componentes mínimos: Arduino Uno ou Mega; sensor de luz; sensor ultrassônico; ponte H; motores DC; kit de carrinho; baterias/pilhas; e cabos. Não serão cedidos ou emprestados kits robóticos pela coordenação do curso.

Há 40 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo sistema Apolo, seguindo as seguintes orientações: para se inscrever, o aluno precisa possuir CPF e e-mail próprios e acessar este link

Publicidade

Depois de preencher o formulário de inscrições, fornecendo os dados solicitados, o estudante receberá um e-mail de confirmação com um link para fazer upload de documento que comprove vínculo com a rede oficial de ensino (histórico escolar ou declaração de matrícula).

A inscrição não garante a matrícula no curso. Caso existam mais inscritos do que o número de vagas oferecido, será respeitada a ordem de inscrições. Além disso, a matrícula também depende da conferência do comprovante de vínculo do estudante com a rede oficial de ensino.

Serão matriculados os primeiros 40 inscritos que estiverem com a documentação em ordem. Eles serão informados (por meio do e-mail cadastrado no formulário de inscrição) sobre o acesso à plataforma digital em que as atividades ocorrerão. Coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC, o curso será ministrado por Guilherme Milan Santos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.