Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

USP oferece e-books gratuitos para quem quer aprender italiano

Elaborado por especialistas, os materiais ajudam aqueles que querem aprender a língua e conhecer mais sobre a cultura do país

Educação|Do R7

E-books estão disponíveis no portal Livros Abertos da USP
E-books estão disponíveis no portal Livros Abertos da USP E-books estão disponíveis no portal Livros Abertos da USP

Interessados em conhecer mais da cultura italiana e de aprender a língua tem a disposição e-books gratuitos produzidos por especialistas da USP (Universidade de São Paulo) que acaba de ser lançado no Portal Livros Abertos da universidade.

Os materiais didáticos, conforme informa o Jornal da USP, é estão divididos em dois volumes: Dire, fare, partire! e Dire, fare, arrivare!, e são totalmente escritos em italiano para habituar o estudante com a língua.

Os e-books têm como autoras a professora Paola Baccin, da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP, com a colaboração de Sandra Gazzoni, doutora em Língua e Literatura Italiana também pela FFLCH.

O primeiro volume traz 16 exercícios acompanhados de informações sobre a geografia da Itália, estudos da língua e da cultura, além das dificuldades linguísticas e culturais típicas de um aluno brasileiro que estuda italiano no Brasil. Ao final do livro, há as respostas das questões.

Publicidade

O segundo volume tem 17 exercícios acompanhados da história de um personagem, Tarcísio, durante a sua primeira experiência na Itália. Ele se encontra com Elisa na cidade de Bologna e os textos apresentam as dificuldades que naturalmente emergem quando há o encontro de duas culturas. As respostas a todos os exercícios também acompanham a obra.

As publicações foram criadas a partir de um curso produzido pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e da Área Didática em Língua e Literatura Italiana da FFLCH em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.