Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

USP, Unesp e Unicamp mantêm uso de máscara em ambientes fechados

Instituições continuarão exigindo o uso dessa proteção pelos alunos, professores, funcionários ou visitantes

Educação|Da Agência Brasil

Na Unesp, uso será solicitado inclusive em ambientes externos
Na Unesp, uso será solicitado inclusive em ambientes externos Na Unesp, uso será solicitado inclusive em ambientes externos (George Campos/USP Imagens/Divulgação)

Apesar do governo de São Paulo ter flexibilizado o uso de máscara em ambientes fechados, as três universidades públicas estaduais de São Paulo vão continuar exigindo o uso dessa proteção pelos alunos, professores, funcionários ou visitantes que estiverem em seus espaços internos tais como salas de aula, laboratórios e bibliotecas.

Na Unesp (Universidade Estadual Paulista), o uso desse equipamento será solicitado inclusive em ambientes externos.

Leia também

Na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a reitoria informou que, nos espaços fechados e no transporte coletivo, o uso de máscara será obrigatório. Nos externos, o uso não será exigido.

“A redução de casos novos, internações e óbitos decorrentes da covid-19, nos três municípios em que a universidade possui campi, permite a flexibilização da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos. No entanto, o retorno às aulas presenciais, com grande afluxo de pessoas na universidade, sugere prudência quanto a seu uso em espaços fechados, como salas de aula, laboratórios e áreas administrativas, bem como no interior dos transportes coletivos”, diz o comunicado divulgado pela Unicamp.

Publicidade

A USP (Universidade de São Paulo), conforme comunicado da reitoria, informa que o uso de máscara será obrigatório em ambientes fechados e recomendado para ambientes externos em situação de aglomeração.

“O uso de máscara será obrigatório a todo o corpo discente e docente, servidores técnico-administrativos, prestadores de serviços e visitantes nos ambientes fechados da universidade, incluindo salas de aula, auditórios, museus, laboratórios, bibliotecas, locais de atendimento ao público e setores administrativos da universidade. Nos ambientes externos, o uso de máscara é recomendado em situações de aglomeração”, diz a USP. A universidade ainda orienta que a máscara que deve ser utilizada é a do tipo cirúrgico ou tipo N95, bem ajustada ao rosto e cobrindo nariz ou queixo.

Publicidade

Já na Unesp (Universidade Estadual Paulista), a obrigatoriedade vale não somente para lugares fechados, como também para os ambientes externos.

“Segue em vigor na universidade a obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal, que é indispensável a todos os públicos, e o uso de máscara de proteção facial, que é altamente recomendável. Em relação especialmente ao uso de máscara, a universidade sustenta a posição que todas as pessoas devem seguir utilizando máscara nos campus e em todas as 34 unidades universitárias, independentemente de estarem em ambiente fechado ou aberto”, informou a Unesp.

Desde a semana passada, o uso de máscara em ambientes fechados não é mais obrigatório no estado de São Paulo, com exceção do transporte público e de locais destinados a prestação de serviço de saúde, como hospitais e postos de saúde. Especialistas, no entanto, recomendam que as pessoas continuem usando máscaras, principalmente em ambientes fechados e com aglomeração.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.