Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Weintraub afirma que universidades são "centros de drogas"

Ministro da Educação foi convocado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para esclarecer declarações dadas em entrevista

Educação|Karla Dunder, do R7

Weintraub reafirma declarações dadas em entrevista
Weintraub reafirma declarações dadas em entrevista Weintraub reafirma declarações dadas em entrevista

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi convocado para Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para esclarecer declarações dadas em uma entrevista sobre plantação de maconha e produção de drogas em universidades federais.

Leia mais: Weintraub diz que universidades federais plantam maconha

Weintraub reafirmou que as "universidades são centros de drogas" e que é inegável o consumo de entorpecentes nas instituições de ensino. Para embasar sua fala, ele mostrou vídeos e reportagens sem, no entanto, comprovar o envolvimento dos reitores nesses processos.

Leia mais: Reitores cobram que Weintraub prove 'plantações de maconha'

Publicidade

"É inegável os problemas que estão presentes nas universidades, o consumo de drogas é real e queremos salvar as universidades federais", declarou. "Basta entrar no Google e ver a quantidade de coisas que tem ali, não é segredo pra ninguém."

O ministro também defendeu a presença da Polícia Militar nos campi universitários. 

Publicidade

Manifestações

A convocação foi marcada por debates mais acalorados e a presença de estudantes de UNE (União Nacional dos Estudantes), que protestaram contra o ministro. Deputados a favor do governo criticaram a manifestação e aqueles da oposição pediram a presença dos estudantes no local.

Publicidade

O deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ) também deixou a comissão em protesto a fala de Weintraub. A deputada Alice Portugal (PC do B) bateu boca com o ministro, "de forma extremamente agressiva" como definiu o presidente da Comissão, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB).

Sindicato

A Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior) entrou na Justiça no início deste mês para que o ministro desse explicação sobre a declaração dada em entrevista sobre o "plantio de ervas e produção de drogas nas universidades federais brasileiras". Em nota, a Andifes disse que o ministro da Educação "parece nutrir ódio pelas universidades".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.