Em comício com Lula, Agnelo diz que pesquisas eleitorais são 'manipuladas'
Evento aconteceu em Ceilândia e, segundo o PT, reuniu mais de 20 mil pessoas
Distrito Federal|Myrcia Hessen, do R7
O candidato ao governo do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT) realizou na noite desta quinta-feira (25) um comício ao lado do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, na Ceilândia. Em seu discurso, o atual governador da cidade atacou um instituto de pesquisa. Para ele, o Ibope, que mostra seu concorrente Rodrigo Rollemberg (PSB) na liderança da corrida eleitoral, é "manipulado”.
— Quero dizer para todos vocês que nenhuma manipulação de pesquisa vai diminuir o nosso ânimo, a nossa força. Três pessoas denunciaram esse Ibope. Ele [o instituto de pesquisa] só dava duas opções, sem o nome de Agnelo Queiroz. Pessoas esclarecidas postaram [nas redes sociais] o seu depoimento.
Segundo o candidato, o fato de aparecer em terceiro lugar nas pesquisas não afeta sua campanha porque os petistas já estão “calejados”.
— Confiamos no nosso empenho, na nossa dedicação. Sabemos que temos hoje dois grandes projetos: reeleger Dilma e reeleger Agnelo. Jamais eu teria feito as mudanças que fiz sem a presidenta Dilma. Todos os programas deste governo tem a política do Governo Federal.
O candidato comemorou ainda a quantidade de pessoas no comício: 20 mil, segundo contabilidade do PT (Partido dos Trabalhadores). De acordo com ele, essa “energia” é o recado que ele quer passar. Neste momento, Agnelo puxou um coro para recepcionar Lula: “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”, gritavam.
— Nós amamos o presidente Lula. Ele fez a maior mudança, a maior inclusão social, fez o Brasil ser respeitado.
Agnelo aproveitou ainda a presença do candidato ao Senado, Geraldo Magela (PT-DF), para alfinetar Rodrigo Rollemberg. Segundo ele, a cidade precisa de um senador “de verdade” para representar Dilma Rousseff no Congresso e não de um senador "inoperante", como Rodrigo.
— Não é possível que o DF tenha tanto azar com senador. Vamos eleger pelo menos um que represente Dilma lá no Congresso. Magela, você tem uma tarefa brutal, porque eu nunca vi tanta inoperância naquele Senado Federal. Com você [Magela] vamos ter alguém para defender nossa querida presidenta Dilma.
O atual governador do DF afirmou ainda em seu discurso que pegou a cidade “envergonhada, desmoralizada, esburacada”. Contudo, ele diz ter elaborado políticas públicas e garante ter feito “mais que qualquer outro” para mudar essa realidade.
— Depois de 50 anos o DF teve um governo com coragem de enfrentar o cartel dos ônibus. Hoje, estamos fazendo essa mudança no transporte. Vamos fazer o expresso DF Norte, o Expresso Sudoeste, nós já temos esse recurso porque fizemos uma grande parceria com Dilma. Nós também fizemos creches. Essa cidade, Lula, só tinha uma creche e faremos mais 122. Estamos mudando a história do ensino. Se Deus quiser, até 2018, todas as escolas públicas do DF serão de educação integral.
Fim da Pobreza
Agnelo afirmou no evento que, como governador, conseguiu reduzir a pobreza do Distrito Federal. Segundo ele, a diminuição da desigualdade é uma prioridade do PT e no DF não poderia ser diferente.
— Quando entramos [no governo do Distrito Federal] 10% da cidade estava na pobreza ou na extrema pobreza. Já reduzimos esse percentual para 3%. Nosso povo não tinha acesso ao bolsa família, nem a qualificação profissional. Nós conseguimos agora virar a primeira cidade [brasileira] a ser território livre do analfabetismo. Fizemos muito, mas ainda assim esse governo foi atacado do primeiro dia até hoje, sem nenhuma folga, mas nossa militância já está calejada.
Lula
Os ex-presidente Lula negou que tenha vindo à Brasília para convencer o eleitor de que Agnelo é “bonzinho”. Segundo ele, isso "todo mundo já sabe".
— Seria impossível eu vir em um comício como esse tanto de gente e falar que Agnelo é bonzinho, vim para discutir o que a gente ainda não sabe: que temos uma responsabilidade muito grande até o dia 5 de outubro.
Lula diz ter recebido da assessoria de Agnelo um documento com todas as obras realizadas pelo atual governador, mas que não iria usar seu tempo agradecendo a ele por isso, já que apenas devolveu, em forma de beneficio, todos os tributos pagos pelos trabalhadores da cidade.
— Nós é que temos que agradecer a paciência que vocês [militantes] têm conosco. Agradecer a defesa que vocês têm que fazer dos ataques levianos que sofremos sempre.
Debate Record
Agnelo Queiroz já confirmou presença nesta sexta-feira (26), às 22h30, no debate promovido pela Rede Record de televisão. O evento acontece no Memorial JK e será intermediado pelo apresentador do telejornal DF Record, Luiz Carlos Braga.
O debate contará com uma plateia de autoridades, formadores de opinião e convidados dos partidos políticos. Ao todo, serão cinco blocos. O primeiro, segundo e quarto blocos serão idênticos, com confronto direto entre os candidatos no formato de pergunta, resposta, réplica e tréplica. No terceiro bloco, jornalistas da TV Record Brasíliae do Portal R7 DF farão perguntas aos candidatos e escolherão um outro concorrente para comentar a resposta. No quinto bloco, será o momento para as considerações finais.
Pesquisa
Em pesquisa do Instituto FSB sobre as intenções de voto para governador Agnelo Queiroz (PT) aparece em terceiro lugar, com 20%. Rodrigo Rollemberg (PSB) aparece na liderança da corrida eleitoral com 24% dos votos, seguido de Jofran Frejat (PR), com 21%.
Em quarto e quinto lugar da pesquisa do instituto FSB aparecem Toninho do PSOL (PSOL), com 4% e Luiz Pitiman, com 3%. 14% dos eleitores entrevistados não sabem em quem vão votar, 4% disseram optar por votos brancos ou nulos, 1% não respondeu e 9% vão se abster de votar.