Ibope: Rodrigo Rollemberg (PSB) lidera e Agnelo e Frejat estão empatados no DF
Se as eleições fossem hoje, candidato do PSB teria 28% contra 21% do petista e do nome do PR
Distrito Federal|Do R7
O candidato do PSB ao governo do Distrito Federal lidera as intenções de voto com 28%, seguido por Agnelo Queiroz (PT) e Jofran Frejat (PR), que têm 21% cada um. Em quarto lugar, aparece o candidato Luiz Pitiman (PSDB) com 5% da preferência. Os dados fazem parte de pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (18).
O candidato Toninho do PSOL tem 3% das intenções de voto, e Perci Marrara (PCO) tem 1%. Os votos brancos e nulos são 12% do total, e os eleitores indecisos são 10%.
Esta é a primeira pesquisa sem José Roberto Arruda (PR), que desistiu de concorrer ao governo do DF por causa de condenações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça) em decorrência na Lei da Ficha Limpa.
Leia mais notícias de Eleições 2014
No lugar de Arruda, entrou Jofran Frejat que marou 16 pontos percentuais a menos em comparação com Arruda que liderava a última pesquisa com 37% das intenções de voto.
Encomendada pela TV Globo, a pesquisa ouviu 1.204 pessoas espalhadas por todo Distrito Federal entre os dias 16 e 17 de setembro. Esta é a terceira pesquisa Ibope divulgada após o registro das seis candidaturas a governador no TSE, no dia 5 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada no TSE com o número BR-00672/2014 e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número DF-00043/2014.
Segundo turno
O Ibope também ouviu os entrevistados para traçar três cenários de um possível segundo turno no DF.
Se a disputa for entre Jofran Frejat e Agnelo, o candidato do PR venceria com 43% dos votos. Segundo a pesquisa, o atual governador do DF conseguiria 29%. Os votos brancos ou nulos somam 18%, e outros 10% não souberam responder a pesquisa.
No segundo cenário, entre Frejat e Rollemberg, o candidato do PR teria 29% das intenções de voto e seria derrotado. O candidato do PSB ficaria com 45% e venceria a disputa. Os brancos ou nulos são 16%, e os eleitores indecisos são 9%.
Por fim, se a disputa for entre Agnelo e Rolleberg, o atual governador perderia novamente. Ele conseguiria 24% dos votos, enquanto Rollemberg ficaria com 53%. Os eleitores que votariam branco ou nulo somam 15%, e outros 8% não souberam responder a pesquisa.