Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2014

Pitiman e Toninho do PSOL 'trocam farpas' ao falar sobre segurança pública durante debate

Pitiman acusa Toninho de querer acabar com o Bope, da Polícia Militar

Distrito Federal|Myrcia Hessen, do R7

  • Google News
Pitiman e Toninho do PSOL participaram nesta segunda-feira do segundo debate entre candidatos ao governo do DF
Pitiman e Toninho do PSOL participaram nesta segunda-feira do segundo debate entre candidatos ao governo do DF

O candidato ao governo do Distrito Federal Luiz Pitiman (PSDB) teve um forte atrito com o concorrente Toninho do PSOL no debate desta segunda-feira (25) ao acusá-lo de querer acabar com o Bope, da Polícia Militar, sem gerar emprego para os jovens que pretendem ingressar na carreira policial. Em resposta, Toninho negou ter essa intenção e garantiu que apenas deseja mudanças na corporação.

— Eu quero uma polícia comunitária, que trate com respeito e que tenha aparência de polícia civilizada. Vou mudar a roupa do Bope, não quero homens de preto aterrorizando nosso povo.


Para Toninho do PSOL, a Polícia Militar do Distrito Federal precisa de ideias radicais, que vão na raiz dos problemas. Na réplica, Pitiman acusou o candidato de não falar aos jovens como resolverá o problema da falta de emprego no DF e, na tréplica, Toninho se irritou, acusando Pitiman de atacar sua ideologia para favorecer o candidato José Roberto Arruda (PR).

— O candidato Pitiman é linha auxiliar do Arruda, estão em perfeita sintonia para atacar a quem tem ideologia. Não estou do lado da bandidagem, nunca fui preso por corrupção. Pitiman, você que mostre a que veio, não fique como linha auxiliar do Arruda. Vocês [Arruda e Pitiman] são do mesmo nascedouro, são iguais.


Neste momento da fala de Toninho do Psol, o candidato José Roberto Arruda (PR) pediu direito de resposta e teve o pedido acatado por advogados que acompanhavam o debate.

— Toninho, não quero ser deselegante, mas quero lembrar apenas que o recebimento de dinheiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi realmente constatado – mas isso quem vai decidir é a Justiça, é um problema de vocês. Mas, minha cassação do governo foi por infidelidade partidária e eu quero voltar a ser governador não para fazer discursos vazios como os seus,quero voltar para governar.


Obra da EPTG

No mesmo debate, Agnelo foi questionado sobre os motivos que o levaram a não concluir a obra da EPTG (Estrada Parque Taguatinga). Segundo ele, a obra foi concluída, mas era um projeto “tão mal feito”, que ainda é preciso melhorar.


— Queria lembrar ainda que eu fui o primeiro governador que enfrentei os barões e consegui trocar 90% da frota de ônibus.

O candidato José Roberto Arruda tomou a palavra e o chamou de “mentiroso”, já que a obra da EPTG não foi concluída.

— Se [meu governo] não tivesse sido interrompido, eu já teria terminado [a obra da EPTG]. Em três anos levei o metrô até a Ceilândia e, em quatro anos, o atual governo não fez nada.

Na tréplica, Agnelo voltou a dizer que Arruda “falta com a verdade” e afirmou que, na inauguração do metrô da Ceilândia, ele nem ao menos estava no cargo de governador da cidade.

— A obra da EPTG foi mal feita. Eu ainda vou fazer o túnel de Taguatinga e o Expresso DF. É uma conduta muito diferente do governo anterior.

"Mensalão do DEM"

Durante o debate desta segunda-feira (25), Arruda foi questionado sobre como vai convencer o povo de que a Polícia Federal e os órgãos que o condenaram fizeram parte do que ele chama de “Golpe de 2009”. Em resposta, Arruda disse que quem garante que houve um golpe para tirá-lo do governo do Distrito Federal em 2009 foi a revista Veja, que mostrou o atual governador Agnelo Queiroz (PT) comemorando junto com o delator do esquema que ficou conhecido como “Mensalão do DEM”, que consistia na compra de votos na CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) para favorecimento próprio.

— O Ministério Público Federal garante que houve chantagem contra mim. Há uma ação penal onde eu sou colocado como vítima, o MPF diz que fui vítima. Como [Agnelo Queiroz] fez para que outras áreas me condenassem eu não sei, talvez ele saiba responder. Mas, a prisão foi o maior falso flagrante da história. Me derrubaram e fizeram muito mal a mim e a Brasília.

Neste momento, Agnelo pediu direito de resposta e conseguiu. Para ele, é “impressionante” como Arruda ataca seus adversários.

— Primeiro foi o DEM, depois o Roriz e, agora que eu sou o principal adversário, sou eu [quem está dando o golpe]. 

O debate desta segunda-feira (25) foi promovido pelo SBT Brasília, em parceria com o portal UOL e o jornal Folha de S. Paulo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.