Wellington Dias: de sindicalista a governador do Piauí
Filiado ao PT desde 1985, Dias começou carreira no Sindicato dos Bancários
Piauí|Do R7
Eleito novamente governador do Piauí neste domingo (5), o bancário Wellington Dias teve uma carreira política clássica no Piauí, partindo da atuação sindical até chegar ao cargo máximo no Estado.
Formado em Letras pela UFPI, em 1982, sua vida profissional começou dentro de agências bancárias. Ele trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Estado do Piauí e Caixa Econômica Federal antes de se tornar presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, em 1989, quatro anos após se filiar ao PT.
Sua atuação sindical o levou a ser eleito vereador por Teresina, capital do Piauí, em 1993. A partir daí, se iniciaria uma das carreiras políticas mais exitosas no Estado.
Após dois anos como vereador, Dias foi eleito deputado estadual, ocupando o cargo entre 1995 e 1998, quando se tornou o homem forte do PT no Piauí.
Nas eleições de 1998, Wellington Dias subiu mais um degrau em sua carreira política, sendo o primeiro petista eleito deputado federal em seu Estado.
Em 2000, Dias tentou, sem sucesso, se eleger prefeito, mas foi derrotado por Firmino Soares Filho (PSDB).
Dois anos depois, o petista alcançou o posto de governador do Piauí, ao ser eleito em primeiro turno, no mesmo ano em que Luiz Inácio Lula da Silva chegava à Presidência da República.
Wellington Dias foi reeleito governador em 2006 e, em 2010, foi eleito para o Senado. Seu mandato como senador sé chegará ao fim em 2018, mas ele se licenciou do cargo neste ano para concorrer novamente ao governo de seu Estado.