Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2014

Wellington Dias (PT) é eleito governador do Piauí

Petista vence a disputa pelo governo do Estado nordestino no primeiro turno

Piauí|Do R7

Wellington Dias volta ao governo do Piauí
Wellington Dias volta ao governo do Piauí

O candidato Wellington Dias (PT) será novamente governador do Piauí. Com 85,84% das urnas apuradas no Estado, o candidato petista lidera com 63,49% dos votos e não pode ser mais alcançado por Zé Filho (PMDB), que tem 33,03% dos votos.

Mão Santa (PSC) tem 1,42%, Maklandel (PSOL), 1,31%; Daniel Solon (PSTU), Neto Sambaiba e Lourdes Melo (PCO) tiveram menos de 1% dos votos. Votos em branco são 3,49% e nulos 8,70%. O nivel de abstenção é de 19,80% dos eleitores.

Acompanhe tudo sobre o seu candidato no R7 Eleições

Trajetória


Natural do município piauiense de Oeiras, Wellington Dias nasceu em 1962, é formado em letras pela Universidade Federal do Piauí e especializado em políticas públicas e governo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Filiado ao PT desde 1985, iniciou sua vida política participando do movimento sindical por meio de importantes cargos em alguns sindicatos. Seu primeiro cargo eletivo foi o de vereador de Teresina, alcançado em 1992.

Dias já foi deputado estadual (1995), deputado federal (1997) e governador do Piauí em 2002, sendo reeleito. Em 2010, Dias foi eleito Senador com 997.513 votos válidos.


Confira o perfil completo de Wellington Dias

Problemas

O TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) fez um balanço dos problemas neste dia de eleição e aponta que foram trocadas 141 urnas eletrônicas em todo o Estado. A votação ainda segue em muitos locais. Em Picos, um mesário encerrou a votação quando deu às 17h, mesmo tendo dezenas de eleitores na fila. Para garantir o voto de todos, a votação segue de forma manual, com cédulas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.