Datafolha: Pezão é líder, e Garotinho e Crivella estão empatados de olho no 2º turno
Candidatos do PR e do PRB têm 21% e 17%, respectivamente. Margem de erro é de 3 pontos
Rio de Janeiro|Do R7
O candidato do PMDB ao governo do Rio de Janeiro, governador Luiz Fernando Pezão, oscilou um ponto percentual para baixo, mas ainda lidera a corrida eleitoral no Estado. Os candidatos Anthony Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB) estão empatados tecnicamente e disputam uma vaga no segundo turno.
As informações constam de pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (2). Pezão (PRMB) tem 30% da preferência, seguido por Garotinho (PR) com 21% e Crivella (PRB) com 17%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os candidatos do PR e do PRB estão tecnicamente empatados.
Lindberg Farias (PT) aparece na quarta posição com 13% e Tarcísio Motta (PSOL) possui 6% das intenções de voto. Dayse Oliveira (PSTU) tem 1% da preferência, e Ney Nunes (PCB) não marcou pontos. Votos brancos e nulos seriam 8%, enquanto os indecisos são 5% do total.
Leia mais notícias de Eleições 2014
Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 30, Pezão tinha 31%, seguido por Garotinho com 24%, Crivella com 17% e Lindberg com 11%.
Segundo turno
O Datafolha fez três simulações de segundo turno. Na primeira, com Pezão contra Garotinho, o atual governador tem 52%, contra 30% do deputado federal do PR. Os votos branco e nulos totalizam 15%, e os eleitores indecisos são 3%.
Em outro cenário, com Crivella contra Garotinho, o candidato do PRB aparece com 49%, e o deputado federal tem 30% das intenções de voto. Brancos e nulos seriam 18%, e indecisos totalizam 3%.
Por fim, em uma simulação entre Pezão e Crivella, Pezão tem 47% da preferência, contra 39% de Crivella. Os votos brancos e nulos são 11%, e os eleitores indecisos são 3%.
O Datafolha entrevistou 1.496 entre a última quarta-feira (1º) e quinta-feira (2) em 36 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Além da margem de erro de três pontos percentuais, o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número RJ-00059/2014 e BR-00933/2014.