Pezão lidera, e Garotinho e Crivella estão empatados no 1º turno no RJ, diz Datafolha
Candidato do PMDB tem 31% das intenções de voto. Deputado marca 21% e senador soma 19%
Rio de Janeiro|Do R7
A corrida eleitoral no Rio de Janeiro permanece embolada. Um dia antes das eleições, o candidato do PMDB para o governo do Estado, Luiz Fernando Pezão, manteve a liderança e tem 31% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (4). Na disputa para ir ao segundo turno, Anthony Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB) estão tecnicamente empatados.
O deputado federal e ex-governador do Estado tem 21% das intenções de voto, enquanto o senador e ex-ministro da Pesca soma 19%. No levantamento anterior, publicado na quinta-feira (2), Pezão liderava com 30%, contra 21% de Garotinho e 17% de Crivella.
A pesquisa de hoje mostra Lindberg Farias (PT) em quarto lugar, com 9% da preferência do eleitorado, seguido por Tarcísio Motta (PSOL), que tem 6%. Dayse Oliveira (PSTU) tem 1%, enquanto Ney Nunes (PCB) não pontuou. Brancos e nulos são 8% e os indecisos totalizam 5%.
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, descontando brancos, nulos e eleitores indecisos, Pezão soma 36% das intenções de voto, contra 25% de Garotinho e 22% de Crivella.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Portanto, os candidatos do PR e do PRB estão empatados.
Leia mais notícias de Eleições 2014
O levantamento do Datafolha foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como BR-01037/2014 e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) como RJ-00063/2014.
Segundo turno
O Datafolha simulou duas situações de segundo turno. Na primeira, com Pezão e Garotinho, o atual governador tem 48% das intenções de voto, contra 32% do deputado federal. Brancos e nulos são 18%, e indecisos somam 2%. Considerando votos válidos, Pezão tem 60% contra 40% de Garotinho.
Em outro cenário, com Pezão contra Marcelo Crivella, há empate técnico. O governador totaliza 44% da preferência, contra 41% do senador. Brancos e nulos seriam 13%, enquanto os indecisos somam 3%. Considerando somente os votos válidos, Pezão tem 51% enquanto Crivella tem 49%.