Raimundo Colombo (PSD) lidera intenções de voto para governo de SC, diz Ibope
Atual governador tem 43% da preferência do eleitorado, contra 19% de Paulo Bauer (PSDB)
Santa Catarina|Do R7

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), lidera as intenções de voto na corrida ao governo do Estado, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28). Colombo tem 43% da preferência do eleitorado, enquanto o principal concorrente, Paulo Bauer (PSDB), tem 19%.
Em julho, o candidato do PSD tinha 40% das intenções de voto — portanto, melhorou seu desempenho na pesquisa. Paulo Bauer, do PSDB, tamém teve melhora expressiva, já que havia marcado 10% em julho.
A pesquisa encomendada pelo Grupo RBS indica ainda que Claudio Vignatti, do PT, aparece com 7% das intenções de voto em agosto — em julho, ele tinha 6%. Afrânio Boppré (PSOL) teve migrou dos 4% da preferência em julho para 1% em agosto. Gilmar Salgado (PSTU) e Janaina Deitos (PPL) têm 1%, cada um — em julho, tinham 2% cada um.
Leia mais notícias de Eleições 2014
O candidato do PRP, Elpídio Neves, não marcou pontos — em julho, havia tido 2% da preferência. Os votos brancos e nulos seriam 10%, segundo pesquisa de agosto — em julho, eram 15%. Já os eleitores que não sabiam ou não responderam à pesquisa totalizam 17% — contra 18% registrados em julho.
Com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, a pesquisa ouviu 812 eleitores entre a última segunda-feira (25) e a última quarta-feira (27). O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) com o número SC-00022/2014. No TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o número da pesquisa é BR-00442/2014.
2º turno
O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre Raimundo Colombo (PSD) e Paulo Bauer (PSDB). O atual governador venceria a disputa com 46% contra 24% do tucano. Os votos brancos e nulos totalizam 11% do total. Outros 18% não souberam ou não responderam à pesquisa.
Senado
A pesquisa também perguntou aos eleitores sobre a disputa ao Senado. Paulo Bornhausen, do PSB, tem 25% da preferência, segundo por Dário Berger (PMDB), que tem 15%. Em julho, Bornhausen tinha 20% da preferência e Dário, 12%.
O candidato Milton Mendes (PT) possui 7%; Rosane de Souza (PSTU) tem 4%; Sargento Amauri Soares (PSOL) marcou 4%; Professora Junara Ferraz (PRP) registrou 2%; e Alan Alves Moreira (PMN) fez 1%.
No caso da disputa ao Senado, os votos brancos e nulos seriam 13%. Os eleitores que não souberam ou não responderam chegam a 30%.
