Bolsonaro e Haddad homenageiam professores nas redes sociais
No Dia do Professor, Jair Bolsonaro diz que quer resgatar respeito em sala de aula; Fernando Haddad destaca o orgulho de ser profissional da área
Eleições 2018|Thomaz Kravezuk, do R7*, com Agência Brasil
Os dois candidatos à Presidência da República comentaram o trabalho dos educadores brasileiros nesta quarta-feira (15), Dia do Professor. Ambos os candidatos fizeram as declarações pelo Twitter.
Jair Bolsonaro, candidato do PSL, afirmou que pretende resgatar o respeito em sala de aula e valorizar os professores. O candidato lembrou que é formado em educação física e disse estar falando como professor da área.
“A inversão de valores dificulta a autoridade do professor em sala de aula. São muitos os relatos e registros de agressão, desrespeito e humilhação. Resgatar a referência que sempre representaram é também uma forma de valorizá-los”, disse o candidato pelo Twitter.
Fernando Haddad, candidato do PT, e sua mulher, Ana Estela Haddad, destacaram em vídeo o orgulho da profissão. Para eles — ambos professores universitários — uma das maiores satisfações foi a fixação do piso nacional do magistério.
Haddad ainda declarou o que acredita ser a missão de vida do professor. “Quando você entra em uma sala de aula, você não pergunta se o aluno é corintiano ou torce pro Bahia, se ele é judeu ou muçulmano, se é preto ou branco. Você apenas se doa. Se doa para que as pessoas aprendam e se desenvolvam”, constatou.
Haddad lembrou o dia 15 de outubro como um resgate histórico, já que nesta data, em 1827, a educação se tornou obrigatória nas vilas e cidades brasileiras e os professores passaram a ter salário para lecionar.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Diego Junqueira