Conheça João Goulart Filho, candidato à Presidência pelo PPL
Candidato do PPL é filho do ex-presidente João Goulart, que foi deposto pelo golpe civil-militar em 1964
Eleições 2018|Thomaz Kravezuk, do R7*

João Goulart Filho — candidato do PPL (Partido Pátria Livre) à Presidência da República — não teve o mesmo sucesso político que seu pai. Mas se consolidou como seu herdeiro.O filho de Jango é poeta, filósofo, escritor e o fundador do Instituto João Goulart, que busca estudar o cenário político brasileiro e preservar o legado do pai, presidente deposto em 1964.
O candidato foi exilado com 8 anos de idade, após seu pai, o então presidente João Goulart, sofrer um golpe militar. Por 13 anos, viveu em países da América Latina e da Europa. Após a anistia, foi eleito deputado estadual em 1982 pelo PDT, partido que ajudou a fundar ao lado de Leonel Brizola.
Em 1998, se tornou presidente do Iterj (Instituto de Terras do Rio de Janeiro). Durante esta gestão, instituiu o primeiro quilombo no estado fluminense, chamado de “Campinho da Independência”.
Em 2000, assumiu a Subsecretaria de Agricultura para o Desenvolvimento do Interior, também no Rio de Janeiro. Implantou e foi presidente do Banco da Terra.
Em 2003, Jango Filho fundou o Instituto Presidente João Goulart. A entidade busca resgatar a história da ditadura militar e refletir sobre as consequências do golpe de 1964.
Em 2009, foi um dos fundadores do Partido Pátria Livre, pelo qual concorre a presidência este ano.
Casado com Verônica Fialho Goulart e pai de seis filhos, Goulart Filho é autor de “Jango e Eu: Memórias de um exílio sem volta”, indicado ao Prêmio Jabuti. Também é autor do livro de poesias “Entre Anjos e Demônios – poemas do exílio”. Produziu dois documentários sobre seu pai.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Paulo Lima.
