RealTime Big Data: Hélder Barbalho será eleito governador do Pará
Levantamento encomendado pela RecordTV mostra o candidato do MDB com 60% dos votos válidos no primeiro turno
Eleições 2018|Alexandre Garcia, do R7

O atual governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), será eleito no primeiro turno, com 60% dos votos válidos, afirma uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (2) pelo instituto RealTime Big Data.
No levantamento estimulado, com os votos brancos e nulos ainda presentes, Barbalho aparece com 50% das intenções de voto e é seguido pelos candidatos Márcio Miranda (DEM) e Paulo Rocha (PT), que foram citados por, respectivamente, 19% e 11% dos eleitores.
Confira os dados:
Helder Barbalho (MDB): 50%
Márcio Miranda (DEM): 19%
Paulo Rocha (PT): 11%
Fernando Carneiro (PSOL): 2%
Cléber Rabelo (PSTU): 2%
Nulo/branco: 10%
Indecisos: 6%

Caso haja um segundo turno, o levantamento mostra que Barbalho venceria qualquer um dos adversários. Em uma eventual disputa entre Miranda e Rocha, o democrata levaria a melhor, com 44% dos votos, contra 33% do petista.
A pesquisa também questionou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum e o candidato Paulo Rocha foi citado por 48% dos entrevistados. Barbalho, por sua vez, tem rejeição de 39% e Miranda, de 32%.
Encomendado pela RecordTV, o levantamento ouviu 1.200 eleitores do Estado no dia 1º de outubro, tem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número PA-02395/2018.
Conheça 7 mitos sobre o uso da urna eletrônica:
O Brasil utiliza urnas eletrônicas desde 1996 e nenhuma fraude foi comprovada pelo Ministério Público ou pela Polícia Federal. Circulam diversos boatos na internet que duvidam da eficiência do uso desses equipamentos. O R7 entrevistou o secretário de ...
O Brasil utiliza urnas eletrônicas desde 1996 e nenhuma fraude foi comprovada pelo Ministério Público ou pela Polícia Federal. Circulam diversos boatos na internet que duvidam da eficiência do uso desses equipamentos. O R7 entrevistou o secretário de Tecnologia do TSE, Giuseppe Janin, para desmistificar o uso da tecnologia no sistema eleitoral brasileiro















