Candidatos votam em Macapá em segundo turno de eleição acirrada
Josiel (DEM) e Dr. Furlan levaram a família aos locais de votação na manhã deste domingo. Apuração será realizada após encerramento da votação
Eleições 2020|Do R7
Os candidatos à prefeitura de Macapá (AP) Josiel (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) votaram na manhã deste domingo (20) no segundo turno da eleição municipal. Ambos levaram a família para o local de votação e mostraram confiança na vitória. A disputa entre os dois deve ser bem acirrada, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto. A apuração será realizada após o fechamento da votação, às 17h.
Josiel Alcolumbre (DEM) votou em uma escola da capital amapaense, na manhã deste domingo (20). Josiel é irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM).
Furlan votou acompanhado da esposa, dos filhos e de apoiadores, na Escola Sesc, no bairro Araxá, na Zona Sul de Macapá. Em 12 de novembro, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referendou a decisão do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, de adiar as eleições municipais em Macapá.
O TRE-AP (Tribunal Regional Eleitoral do Amapá) informou que cinco urnas eletrônicas precisaram ser substituídas. Segundo boletim divulgado às 13h, foram registradas apenas duas ocorrências policiais desde a abertura das urnas, às 7h. Em uma das situações, um eleitor foi flagrado violando o sigilo do voto ao tirar uma self dentro da cabine de votação, o que é proibido. “A Polícia Federal foi chamada para apurar a situação e o eleitor apagou a foto do celular”, informou o TRE-AP.
Cerca de 292,7 mil eleitores de Macapá estão aptos a ir às urnas hoje para votar no segundo turno da eleição municipal. Eles devem decidir quem será o prefeito na legislatura 2021-2024. Na disputa estão os candidatos Dr. Furlan (Cidadania) e Josiel Alcolumbre (DEM).
Macapá foi o único município brasileiro que teve o processo eleitoral deste ano adiado em algumas semanas. A medida foi tomada devido ao apagão de energia elétrica que, a partir de 3 de novembro, afetou a maior parte do Amapá e provocou transtornos à população. O problema foi causado por um incêndio na subestação de energia da capital amapaense.
No primeiro turno, que ocorreu em 6 de dezembro sem registro de incidentes, compareceram 217.161 eleitores (74,19% do total apto a votar).