Eleições 2020 Desigualdades sociais e SUS são abordados por candidatos em SP

Desigualdades sociais e SUS são abordados por candidatos em SP

Nesta quarta-feira (28), os concorrentes à prefeitura da capital paulista também falaram sobre programas de alimentação e sustentabilidade

Candidatos à Prefeitura de SP cumpriram agenda pública nesta quarta-feira (28)

Candidatos à Prefeitura de SP cumpriram agenda pública nesta quarta-feira (28)

Montagem/R7

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo comentaram as suas propostas para diminuir as desigualdades sociais na cidade durante a agenda pública desta quarta-feira (28), além de manifestações em apoio ao SUS (Sistema Únido de Saúde), entre outros temas. As eleições municipais serão realizadas no dia 15 de novembro e o segundo turno de votações está  marcado para o dia 29 do mesmo mês.

Leia também: TSE recebeu 1.037 denúncias por disparo de mensagens no Whatsapp

A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 27 de setembro e o R7 tem divulgado os compromissos de campanha de todos os 14 concorrentes à administração municipal paulistana. O critério definido para apresentação foi a ordem alfabética.

Andrea Matarazzo (PSD)

O candidato do PSD, Andrea Matarazzo, participou do ciclo de eventos "Diálogo Abrig", realizado pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais.

À tarde, Matarazzo concedeu entrevista ao jornal O Globo e, a partir das 20h, é entrevistado ao vivo no Flow Podcast.

Antônio Carlos Silva (PCO)

O candidato do PCO, Antônio Carlos Silva, fez 6h panfletagem no Metrô Santana, na zona norte da cidade.

À tarde, ele visitou casas na Água Funda e participou de mais uma panfletagem no Metrô São Joaquim, na zona sul.

Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota)

O candidato a prefeito pelo Patriota, Arthur do Val Mamãe Falei, concedeu entrevista para a rádio Trianon e inaugurou a Área 51, na Lapa, zona oeste. Ambos os compromissos ocorreram no período da manhã.

Leia também: Prefeitos brasileiros têm salários definidos pelas Câmaras Municipais

À tarde, ele gravou entrevista na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). No período da noite, o candidato fez live em seu canal no YouTube.

Bruno Covas (PSDB)

O candidato do PSDB à reeleição, Bruno Covas, visitou, às 10h, o restaurante Casarão,  na região da Sé, que participa do projeto "Rede Cozinha Cidadã". 

Bruno Covas frisou que a ação quer garantir segurança alimentar da população de rua durante a pandemia e ao mesmo tempo contribuir com a manutenção de empregos e a sobrevivência econômica desses estabelecimentos.

Covas visitou Rede Cozinha Cidadã

Covas visitou Rede Cozinha Cidadã

Divulgação/Patrícia Cruz

“Percebemos que várias entidades que faziam trabalho na região central de alimentação com moradores em situação de rua pararam de realizar essas atividades pelas dificuldades econômicas que a pandemia trouxe. Por conta disso, a prefeitura teve de agir para poder dar esse suporte. Não vamos deixar ninguém passando necessidade em um momento como esse", declarou o prefeito.

De acordo com Covas, apenas no Restaurante Casarão são adquiridas cem marmitas diariamente pela Prefeitura. "Já entregamos um total de 1,3 milhão de refeições, com investimento de R$ 13 milhões, para manter a população de rua alimentada durante esse período". 

Para Bruno Covas, o grande desafio de São Paulo para o ano que vem será a geração de emprego e renda.

"A Prefeitura pode e deve contribuir para ajudar as pessoas a encontrarem emprego, atuando tanto na inclusão, com a criação de cursos de qualificação profissional e mais oportunidades de frentes de trabalho, como ampliar os esforços para diminuir a burocracia, estimulando o investimento feito aqui na cidade", disse o prefeito.

À tarde, Bruno Covas foi entrevistado ao vivo pela Casa do Saber no projeto "Lives do Saber".

Celso Russomanno (Republicanos)

O candidato do Republicanos, Celso Russomanno, participou de café da manhã com a Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) no Brooklin, zona sul. À tarde, esteve na live do blog do Negão.

Filipe Sabará (Novo)

O candidato do Novo, Filipe Sabará, não divulgou agenda de compromissos.

Guilherme Boulos (PSOL)

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, visitou comunidade Vietnã, na zona sul de São Paulo, ainda no período da manhã. À tarde, ele foi sabatinado pelo Estadão e a ONG Todos Pela Educação.

Boulos visitou a comunidade do Vietnã, na zona sul

Boulos visitou a comunidade do Vietnã, na zona sul

Reprodução

Guilherme Boulos destacou a discrepância de uma comunidade que vive em condições precárias a poucos quilômetros de regiões desenvolvidas e prósperas.

"Nós estamos a cinco minutos do Aeroporto de Congonhas, da [avenida] 23 de maio, de hoteis cinco estrelas e cenário é desolador. Falta de condições básicas de vida, dignidade e moradia para as pessoas. Não dá para aceitar que a cidade mais rica da América Latina conviva com essa situação", frisou o candidato.

O psolista disse que pretende "inverter prioridades" e promete investir grande quantidade de recursos em saneamento básico, moradia popular, urbanização e regularização das comunidades da capital. 

À noite, Guilherme Boulos se encontrou com servidores municipais no centro de São Paulo.

Jilmar Tatto (PT)

O candidato do PT, Jilmar Tatto, concedeu entrevista para a Folha de Vila Prudente, na zona leste. Depois, ele fez caminhada e carreata na mesma região.

À tarde, Tatto participou de um evento dos servidores públicos na Praça do Patriarca e esteve em ato público e manifesto dos sindicalistas no Largo do Café.

Depois, o petista foi entrevistado pela agência EFE. 

Joice Hasselmann (PSL)

A candidata do PSL à prefeitura, Joice Hasselmann, foi sabatinada pela Folha/UOL e teve reunião com o candidato Wellington "Fiscal do Povo" durante a manhã.

Depois, ela concedeu entrevista para o programa Luciana Liviero, gravou entrevista para a TV Globo, participou de cerimônia religiosa.

No período da noite, Joice fez vídeoconferência com grupo de mulheres "Melhor aos 50", com Silvia Poppovic.

Levy Fidelix (PRTB)

O candidato do PRTB, Levy Fidelix, gravou vídeo em homenagem ao Dia do Servidor Público durante a manhã.

À tarde, ele participou de uma live com candidatos a vereador pela legenda.

Márcio França (PSB)

O candidato do PSB, Márcio França, conversou, às 5h30, com ambulantes e fez caminhada pelo comércio no Brás, região central de São Paulo.

Depois, ele tomou café em uma padaria do Tatuapé, na zona leste e participou de evento na União Nacional de Enfermagem, na Vila Matilde. Já à tarde, o candidato se reuniu com taxistas, na Vila Clementino, na zona sul.

França visitou padaria na zona leste de SP

França visitou padaria na zona leste de SP

Divulgação/Fernanda Luz

Márcio França afirmou, no Dia do Servidor Público, que a verdadeira força do estado está no funcionalismo feito com qualidade. Ele argumentou que o servidor deve ser bem remunerado e ter estrutura de trabalho digna e fez uma defesa ao SUS (Sistema Único de Saúde), em que trabalhadores vêm atuando de maneira incansável especialmente durante a atual pandemia.

"Nós defendemos muito a vida pública. Fiz escola pública a vida inteira, tenho muito orgulho do serviço público e queria muito que o serviço público fosse prestigiado, enaltecido, que fosse respeitado", declarou.

França destacou ainda a importância de abrir diálogo com o funcionalismo público. "Os presidentes, governadores e prefeitos se elegem e saem. A gente brinca em casa, eu a Lúcia  [esposa], que estamos ocupando um cargo, mas nós não somos aquele cargo, estamos de passagem", complementou.

Marina Helou (Rede)

A candidata pela Rede Sustentabilidade, Marina Helou, gravou vídeo na represa Billings, na zona sul, para a campanha sobre sustentabilidade.

À tarde, ela participou de um debate online com Vera Lúcia para o canal Plano Piloto.

Depois, Marina conversou com ativistas da Fridays For Future para apresentação de propostas e fez com a candidata a vereadora Fernanda Gomes.

Orlando Silva (PCdoB)

O candidato do PCdoB, Orlando Silva, fez reunião e tomou café da manhã com moradoras e profissionais da educação na Fazenda da Juta, em Sapopemba, na zona leste de São Pauo.

Depois, Orlando Silva visitou a comunidade do Rapadura para conversar com a comunidade e tomar conhecimento dos problemas locais, tais como: deslizamentos, enchentes e despejos.

Orlando Silva tomou café com moradores da zona leste de SP

Orlando Silva tomou café com moradores da zona leste de SP

Divulgação/Jennifer Glass

"Vou criar um programa rápido de urbanização de comunidades em São Paulo, que considerem os limites ambientais, mas que melhorem significativamente a infraestrutura de comunidades como essa", declarou o candidato comunista.

Ainda na parte da manhã, Orlando visitou o Centro Cultural São Mateus em Movimento e dialogou com funcionários, coordenadores e com a população que participa dos projetos.

“A cultura tem um papel central para desenvolvimento humano, comunitário e econômico e projetos como esse precisam da presença do poder público".

À noite, Orlando Silva participou de live em defesa da SPTrans com trabalhadores da empresa de transporte.

Vera Lúcia (PSTU)

A candidata do PSTU, Vera Lúcia, participou de saudação na abertura do 25° Congresso do Sindsef-SP (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado São Paulo).

Vera Lúcia participou de chat para debater problemas de SP nesta quarta (28)

Vera Lúcia participou de chat para debater problemas de SP nesta quarta (28)

Divulgação/Tácito Yuri Dutra Chimato

Vera Lúcia reafirmou que o seu maior compromisso com a categoria é "seguir na luta contra Reforma Administrativa e contra a privatização, especialmente do SUS,  do qual dependem milhares de trabalhadores  pobres", declarou.

No período da tarde, Vera esteve no debate com a candidata do PV, no canal "Plano Piloto". À noite, participou de live com Douglas Nobre, no Instagram.

*O R7 divulga diariamente as notícias sobre o dia de campanha dos postulantes ao cargo de prefeito da capital paulista. O espaço no portal está aberto a todos os candidatos.

Veja o currículo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo:

Últimas