Educação é tema de campanha à Prefeitura de SP nesta segunda (12)
Candidatos expuseram propostas para as escolas e reforçaram a necessidade da criação de vagas em creches municipais na próxima gestão
Eleições 2020|Cesar Sacheto, do R7

A agenda de campanha de alguns dos principais concorrentes ao cargo de prefeito de São Paulo nas eleições 2020, nesta segunda-feira (12), teve como destaque a apresentação de propostas para o currículo escolar, a obtenção de recursos que viabilizem o acesso à internet aos estudantes e a criação de vagas em creches municipais.
Leia também: Compra de votos pode levar até à cassação do mandato de candidato
A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 27 de setembro e o R7 tem divulgado os compromissos de campanha de todos os 14 concorrentes à administração municipal paulistana. O critério definido para apresentação foi a ordem alfabética.
Andrea Matarazzo (PSD)
O candidato do PSD, Andrea Matarazzo, esteve no Parque Dom Pedro I e o bairro do Glicério, na região central da cidade. O político prometeu revitalizar a região, caso vença a eleição municipal.

Matarazzo visitou uma comunidade esportiva e um dos prédios mais antigos da cidade, datado do século 18, local onde já funcionaram um hospício, seminário, convento e a sede do 2º Batalhão de Guardas de São Paulo, conhecido como Quartel da Tabatinguera. O local está abandonado há mais de 20 anos.
Leia também: USP lança guia 'verde' para ciência pautar candidatos nas eleições
"A baixada do Glicério está deteriorada, falta ação da prefeitura. A região precisa de zeladoria e atividades culturais, o que será possível com a reforma do Quartel da Tabatinguera, que metade pode ser o museu da Polícia Militar e a outra metade uma Fábrica de Cultura. Com isso, fica completa a reforma do Parque Dom Pedro, que já tem o Museu Catavento, voltado para as crianças", declarou Andrea Matarazzo.
Antonio Carlos Silva (PCO)
O candidato do PCO, Antonio Carlos Silva, fez panfletagem no Terminal Jabaquara, na zona sul, durante o período da manhã, além de se reunir com apoiadores no Centro Comunitário Água Funda. À tarde, ele gravou vídeos e concedeu entrevistas.
Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota)
O candidato à prefeito pelo Patriota, Arthur do Val Mamãe Falei, participou de um ato público contra os radares de velocidade instalados nas ruas e avenidas da capital, principalmente aqueles instalados estão em locais que não permitem a visão dos motoristas, de forma "camuflada".
A manifestação foi realizada no cruzamento da avenidas dos Bandeirantes e Washington Luiz, onde está localizado um dos radares com mais multas registradas na cidade.
"A Prefeitura só quer arrecadar dinheiro. E pior, coloca radares escondidos, sem qualquer informação ou indicação de que naquele ponto exista esse equipamento. O mínimo do direito que o motorista tem é saber que existe um radar à frente e a velocidade máxima que ele pode atingir”, comentou o candidato.
A proposta de Arthur do Val Mamãe Falei é substituir os radares de velocidade na capital paulista por lombadas eletrônicas.
"Vamos trocar todos os radares por lombadas eletrônicas. São muito mais modernas, eficientes. Serão sinalizadas, indicando a velocidade ideal e exata do veículo e que não engana ninguém. Isso é educação de trânsito, de segurança nas vias, de respeito ao contribuinte que paga seus impostos e não pode ser
lesado pelo poder público, como acontece hoje", declarou.
Bruno Covas (PSDB)
O candidato do PSDB à reeleição, Bruno Covas, participou de uma celebração religiosa no Vale do Paraíba.
Celso Russomanno (Republicanos)
O candidato do Republicanos, Celso Russomanno, participou de carreata na região de Piraporinha, zona sul da capital paulista. A ação teve início pela manhã no Jardim das Flores.
Filipe Sabará (Novo)
O candidato do Novo, Filipe Sabará, nãoteve agenda pública de campanha nesta segunda-feira (12).
Guilherme Boulos (PSOL)
O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, esteve reunido com pais e mães de alunos da rede pública na sede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) Itaquera, na zona leste.
No encontro, o político reafirmou a intenção de resgatar a gestão do educador e filósofo Paulo Freire na secretaria municipal de educação durante o governo da prefeita Luiza Erundina (1989/93).

"Porque foi uma gestão que integrou com participação botava na mesma mesa diretor, coordenador pedagógico, professor, pais, alunos para discutir o projeto das escolas. Tentou estabelecer um método pedagógico que fosse envolvente, participativo e ligado à vida.
Guilherme Boulos também prometeu lutar pela implementação da lei de ensino de história africana e afro-brasileira nas escolas.
Jilmar Tatto (PT)
O candidato do PT, Jilmar Tatto, esteve em uma celebração religiosa durante a manhã, no Jardim Real, zona sul da cidade. Depois, à tarde, ele se reuniu com a coordenação de sua campanha.
Joice Hasselmann (PSL)
A candidata do PSL à prefeitura, Joice Hasselmann, participou de uma celebração religiosa durante a manhã. À tarde, ela gravou material para o horário eleitoral e se reuniu com a equipe da campanha.
Levy Fidelix (PRTB)
O candidato do PRTB, Levy Fidelix, participou de uma live em sua página oficial no Facebook durante a noite desta segunda-feira (12).
Márcio França (PSB)
O candidato do PSB, Márcio França, participou de uma celebração religiosa durante a manhã. Depois, brincou com meninos e meninas em um evento realizado para comemorar o Dia das Crianças, no bairro de Sapopemba, zona leste paulistana.

Durante a agenda, o político afirmou que reforçará o sistema de ensino à distância (EAD) para que todos possam ter acess à educação gratuita na faculdade e em cursos técnicos. "Dá para fazer com esse sistema, ele é mais barato. E agora [com a pandemia], todo mundo aprendeu a conviver com a EAD", disse.
Márcio França também prometeu investir em tecnologia, como na utilização de lousas digitais nas salas e aula, para garantir aprendizado de crianças, adolescentes e jovens da capital "Quem tem dinheiro está adiantando e [para] quem não tem está ficando cada vez mais difícil", comentou o candidato.
Leia também
Marina Helou (Rede)
A candidata pela Rede Sustentabilidade, Marina Helou, teve agenda interna com a equipe de campanha durante o período da manhã e parte da tarde. Depois, participou de uma live sobre paternidade com candidatos da legenda.
Orlando Silva (PCdoB)
O candidato do PCdoB, Orlando Silva, visitou a zona norte paulistana em companhia de Kaká do Autocenter, candidato a vereador pela legenda.
À tarde, participou de reunião com lideranças e Sula Santos, candidata a vereadora pela sigla no bairro da Freguesia do Ó.
Vera Lúcia (PSTU)
A candidata do PSTU, Vera Lúcia, se reuniu com apoiadores durante a manhã. À tarde, ela participou de uma live para falar sobre a falta de creches públicas para os filhos da classe trabalhadora na cidade de São Paulo.

"Falamos sobre os desvios dos recursos públicos para o ralo da iniciativa privada e os esquemas de corrupção que envolvem essas relações. A denúncia de recebimento de 1,4 milhão do candidato a vice prefeito na chapa de Bruno Covas é a prova cabal dessa promiscuidade na relação publico e privado, enquanto as crianças e a mães principalmente, sofrem as consequências na falta de vagas e na qualidades dos serviços prestados por empresas e instituições contratadas pela prefeitura", declarou Vera Lúcia.
*O R7 divulga diariamente as notícias sobre o dia de campanha dos postulantes ao cargo de prefeito da capital paulista. O espaço no portal está aberto a todos os candidatos.
Veja o currículo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo:
Em 15 de novembro, quase 9 milhões de eleitores irão votar em seus candidatos para vereador e prefeito na cidade de São Paulo. Passada a data final das convenções partidárias, 14 candidatos estão confirmados para disputar o cargo máximo da administraçã...
Em 15 de novembro, quase 9 milhões de eleitores irão votar em seus candidatos para vereador e prefeito na cidade de São Paulo. Passada a data final das convenções partidárias, 14 candidatos estão confirmados para disputar o cargo máximo da administração pública na capital paulista. Conheça os perfis, partidos e trajetórias de cada um deles *O R7 adotou o critério de ordem alfabética para apresentar os candidatos
















