Eleições 2020 Educação é tema de campanha à Prefeitura de SP nesta segunda (12)

Educação é tema de campanha à Prefeitura de SP nesta segunda (12)

Candidatos expuseram propostas para as escolas e reforçaram a necessidade da criação de vagas em creches municipais na próxima gestão

  • Eleições 2020 | Cesar Sacheto, do R7

França (PSB) e Boulos (PSOL) fizeram propostas para a educação municipal

França (PSB) e Boulos (PSOL) fizeram propostas para a educação municipal

Montagem/R7

A agenda de campanha de alguns dos principais concorrentes ao cargo de prefeito de São Paulo nas eleições 2020, nesta segunda-feira (12), teve como destaque a apresentação de propostas para o currículo escolar, a obtenção de recursos que viabilizem o acesso à internet aos estudantes e a criação de vagas em creches municipais. 

Leia também: Compra de votos pode levar até à cassação do mandato de candidato

A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 27 de setembro e o R7 tem divulgado os compromissos de campanha de todos os 14 concorrentes à administração municipal paulistana. O critério definido para apresentação foi a ordem alfabética.

Andrea Matarazzo (PSD)

O candidato do PSD, Andrea Matarazzo, esteve no Parque Dom Pedro I e o bairro do Glicério, na região central da cidade. O político prometeu revitalizar a região, caso vença a eleição municipal.

Andrea Matarazzo foi à baixada do Glicério

Andrea Matarazzo foi à baixada do Glicério

Divulgação

Matarazzo visitou uma comunidade esportiva e um dos prédios mais antigos da cidade, datado do século 18, local onde já funcionaram um hospício, seminário, convento e a sede do 2º Batalhão de Guardas de São Paulo, conhecido como Quartel da Tabatinguera. O local está abandonado há mais de 20 anos.

Leia também: USP lança guia 'verde' para ciência pautar candidatos nas eleições

"A baixada do Glicério está deteriorada, falta ação da prefeitura. A região precisa de zeladoria e atividades culturais, o que será possível com a reforma do Quartel da Tabatinguera, que metade pode ser o museu da Polícia Militar e a outra metade uma Fábrica de Cultura. Com isso, fica completa a reforma do Parque Dom Pedro, que já tem o Museu Catavento, voltado para as crianças", declarou Andrea Matarazzo.

Antonio Carlos Silva (PCO)

O candidato do PCO, Antonio Carlos Silva, fez panfletagem no Terminal Jabaquara, na zona sul, durante o período da manhã, além de se reunir com apoiadores no Centro Comunitário Água Funda. À tarde, ele gravou vídeos e concedeu entrevistas.

Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota)

O candidato à prefeito pelo Patriota, Arthur do Val Mamãe Falei, participou de um ato público contra os radares de velocidade instalados nas ruas e avenidas da capital, principalmente aqueles instalados estão em locais que não permitem a visão dos motoristas, de forma "camuflada".

A manifestação foi realizada no cruzamento da avenidas dos Bandeirantes e Washington Luiz, onde está localizado um dos radares com mais multas registradas na cidade. 

"A Prefeitura só quer arrecadar dinheiro. E pior, coloca radares escondidos, sem qualquer informação ou indicação de que naquele ponto exista esse equipamento. O mínimo do direito que o motorista tem é saber que existe um radar à frente e a velocidade máxima que ele pode atingir”, comentou o candidato.

A proposta de Arthur do Val Mamãe Falei é substituir os radares de velocidade na capital paulista por lombadas eletrônicas.

"Vamos trocar todos os radares por lombadas eletrônicas. São muito mais modernas, eficientes. Serão sinalizadas, indicando a velocidade ideal e exata do veículo e que não engana ninguém. Isso é educação de trânsito, de segurança nas vias, de respeito ao contribuinte que paga seus impostos e não pode ser
lesado pelo poder público, como acontece hoje", declarou.

Bruno Covas (PSDB)

O candidato do PSDB à reeleição, Bruno Covas, participou de uma celebração religiosa no Vale do Paraíba.

Celso Russomanno (Republicanos)

O candidato do Republicanos, Celso Russomanno, participou de carreata na região de Piraporinha, zona sul da capital paulista. A ação teve início pela manhã no Jardim das Flores.

Filipe Sabará (Novo)

O candidato do Novo, Filipe Sabará, nãoteve agenda pública de campanha nesta segunda-feira (12).

Guilherme Boulos (PSOL)

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, esteve reunido com pais e mães de alunos da rede pública na sede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) Itaquera, na zona leste.

No encontro, o político reafirmou a intenção de resgatar a gestão do educador e filósofo Paulo Freire na secretaria municipal de educação durante o governo da prefeita Luiza Erundina (1989/93). 

Guilherme Boulos se encontrou com estudantes na zona leste de SP

Guilherme Boulos se encontrou com estudantes na zona leste de SP

Divulgação

"Porque foi uma gestão que integrou com participação botava na mesma mesa diretor, coordenador pedagógico, professor, pais, alunos para discutir o projeto das escolas. Tentou estabelecer um método pedagógico que fosse envolvente, participativo e ligado à vida. 

Guilherme Boulos também prometeu lutar pela implementação da lei de ensino de história africana e afro-brasileira nas escolas. 

Jilmar Tatto (PT)

O candidato do PT, Jilmar Tatto, esteve em uma celebração religiosa durante a manhã, no Jardim Real, zona sul da cidade. Depois, à tarde, ele se reuniu com a coordenação de sua campanha.

Joice Hasselmann (PSL)

A candidata do PSL à prefeitura, Joice Hasselmann, participou de uma celebração religiosa durante a manhã. À tarde, ela gravou material para o horário eleitoral e se reuniu com a equipe da campanha.

Levy Fidelix (PRTB)

O candidato do PRTB, Levy Fidelix, participou de uma live em sua página oficial no Facebook durante a noite desta segunda-feira (12).

Márcio França (PSB)

O candidato do PSB, Márcio França, participou de uma celebração religiosa durante a manhã. Depois, brincou com meninos e meninas em um evento realizado para comemorar o Dia das Crianças, no bairro de Sapopemba, zona leste paulistana.

Márcio França conversou com crianças em bairro da zona leste da cidade

Márcio França conversou com crianças em bairro da zona leste da cidade

Divulgação/Fernanda Luz

Durante a agenda, o político afirmou que reforçará o sistema de ensino à distância (EAD) para que todos possam ter acess à educação gratuita na faculdade e em cursos técnicos. "Dá para fazer com esse sistema, ele é mais barato. E agora [com a pandemia], todo mundo aprendeu a conviver com a EAD", disse.

Márcio França também prometeu investir em tecnologia, como na utilização de lousas digitais nas salas e aula, para garantir aprendizado de crianças, adolescentes e jovens da capital "Quem tem dinheiro está adiantando e [para] quem não tem está ficando cada vez mais difícil", comentou o candidato.

Marina Helou (Rede)

A candidata pela Rede Sustentabilidade, Marina Helou, teve agenda interna com a equipe de campanha durante o período da manhã e parte da tarde. Depois, participou de uma live sobre paternidade com candidatos da legenda.

Orlando Silva (PCdoB)

O candidato do PCdoB, Orlando Silva, visitou a zona norte paulistana em companhia de Kaká do Autocenter, candidato a vereador pela legenda.

À tarde, participou de reunião com lideranças e Sula Santos, candidata a vereadora pela sigla no bairro da Freguesia do Ó.

Vera Lúcia (PSTU)

A candidata do PSTU, Vera Lúcia, se reuniu com apoiadores durante a manhã. À tarde, ela participou de uma live para falar sobre a falta de creches públicas para os filhos da classe trabalhadora na cidade de São Paulo.

Vera Lúcia cobra a criação de vagas públicas em creches da capital paulista

Vera Lúcia cobra a criação de vagas públicas em creches da capital paulista

Divulgação

"Falamos sobre os desvios dos recursos públicos para o ralo da iniciativa privada e os esquemas de corrupção que envolvem essas relações. A denúncia de recebimento de 1,4 milhão do candidato a vice prefeito na chapa de Bruno Covas é a prova cabal dessa promiscuidade na relação publico e privado, enquanto as crianças e a mães principalmente, sofrem as consequências na falta de vagas e na qualidades dos serviços prestados por empresas e instituições contratadas pela prefeitura", declarou Vera Lúcia.

*O R7 divulga diariamente as notícias sobre o dia de campanha dos postulantes ao cargo de prefeito da capital paulista. O espaço no portal está aberto a todos os candidatos.

Veja o currículo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo:

Últimas