Eleições 2020 Eleições no RS terão intérpretes de Libras para auxiliar eleitores surdos

Eleições no RS terão intérpretes de Libras para auxiliar eleitores surdos

Serviço, oferecido pela primeira vez após a contratação de uma empresa especializada, funcionará a partir de uma ligação por vídeo com intérprete

Medida foi divulgada pelo TRE do Estado

Medida foi divulgada pelo TRE do Estado

Pedro Ladeira/Folhapress - 05.04.2018

Eleitores do Rio Grande do Sul com deficiência auditiva que tiverem dificuldades de se comunicar podem, a partir das eleições deste ano, solicitar o auxílio de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A medida foi divulgada pelo TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul).

O serviço, oferecido após a contratação de uma empresa especializada, é de iniciativa do “Comitê Valor Público: Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade” e funcionará a partir de uma ligação por vídeo.

Quando a função é solicitada, o mesário ou integrante da equipe da seção eleitoral ligará para a Central de Libras, que iniciará a chamada de vídeo com o intérprete.

As seções do Estado gaúcho terão o contato com a Centra de Libras a partir do telefone (51) 99511-0746.

Veja também: Candidatos indeferidos terão votos divulgados nos resultados em 2020

Outra mudança facilitadora aos portadores de deficiência será o recurso que permite que as pessoas com deficiência visual ouçam o nome do candidato após digitar o número na urna eletrônica.

Esta é a primeira vez em que o Brasil terá nas eleições a tecnologia de sintetização de voz, que permite que o texto seja transformado em som na máquina.

Últimas