Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eleições no RS terão intérpretes de Libras para auxiliar eleitores surdos

Serviço, oferecido pela primeira vez após a contratação de uma empresa especializada, funcionará a partir de uma ligação por vídeo com intérprete

Eleições 2020|Do R7

Medida foi divulgada pelo TRE do Estado
Medida foi divulgada pelo TRE do Estado Medida foi divulgada pelo TRE do Estado

Eleitores do Rio Grande do Sul com deficiência auditiva que tiverem dificuldades de se comunicar podem, a partir das eleições deste ano, solicitar o auxílio de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A medida foi divulgada pelo TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul).

Leia também

O serviço, oferecido após a contratação de uma empresa especializada, é de iniciativa do “Comitê Valor Público: Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade” e funcionará a partir de uma ligação por vídeo.

Quando a função é solicitada, o mesário ou integrante da equipe da seção eleitoral ligará para a Central de Libras, que iniciará a chamada de vídeo com o intérprete.

As seções do Estado gaúcho terão o contato com a Centra de Libras a partir do telefone (51) 99511-0746.

Publicidade

Veja também: Candidatos indeferidos terão votos divulgados nos resultados em 2020

Outra mudança facilitadora aos portadores de deficiência será o recurso que permite que as pessoas com deficiência visual ouçam o nome do candidato após digitar o número na urna eletrônica.

Esta é a primeira vez em que o Brasil terá nas eleições a tecnologia de sintetização de voz, que permite que o texto seja transformado em som na máquina.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.