Macapá: Josiel (DEM) tem 31%, e Capi (PSB) tem 14%, diz pesquisa
Levantamento do RealTime Big Data, encomendado pela Record TV, mostra o irmão do presidente do Senado 17 pontos na frente do segundo
Eleições 2020|Do R7
Pesquisa feita pelo RealTime Big Data, encomendada pela Record TV, mostra o candidato Josiel (DEM), que é irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), com 31% das intenções de votos para a eleição de prefeito em 1º turno de Macapá (AP). Atrás dele está Capi (PSB), com 14%.
Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato do PSB está tecnicamente empatado com Dr. Furlan (Cidadania), que tem 12%, Patrícia Ferraz (Pode), com 11% e, no limite da margem, com o candidato Cirilo Fernandes (PRTB), que foi escolhido por 8% dos eleitores que responderam a pesquisa estimulada (que é quando o entrevistador apresenta o nome dos candidatos).
Na sequência da disputa pela prefeitura da capital do Amapá aparecem Guaracy (PSL), com 5%, Prof. Marcos (PT), que tem 4%, com um ponto a menos está Haroldo Iram (PTC), Paulo Lemos (PSOL) tem 2%, e 1% dos entrevistados disseram que pretendem votar em Gianfranco (PSTU). Disseram que votam branco ou nulo 4% dos entrevistados, e outros 5% não sabem ou não responderam.
Por causa do apagão que atingiu o Estado, as eleições de Macapá foram adiadas para acontecer o 1º turno no próximo domingo (6) e, caso seja necessário, o 2º turno está marcado para 20 de dezembro.
Na pesquisa espontânea, que é quando o entrevistado fala em quem pretende votar sem ser apresentado os nomes dos candidatos, Josiel aparece com 23% das intenções de votos, enquanto Capi tem 12%, tecnicamente empatado com Dr. Furlan (9%) e Patrícia Ferraz (8%). Na sequência vem Cirilo Fernandes (5%) e Paulo Lemos (2%). Os outros somados chegam a 3%, enquanto 12% declararam voto em branco ou nulo e 26% não souberam ou não responderam.
A pesquisa também levantou o nível de rejeição dos candidatos. Capi é rejeitado por 25% dos entrevistados, 12 pontos a mais que Josiel, que é rejeitado por 13%. Em seguida aparecem Patrícia Ferraz (11%), Dr. Furlan (9%), Prof. Marcos (8%) e Guaracy (4%). Cirilo Fernandes, Haroldo Iram e Paulo Lemos recebem 3% de rejeição cada, e com um ponto a menos está Gianfranco. Outros 7% disseram que rejeitam todos, 10% não rejeita ninguém e 2% não souberam ou não opinaram.
O RealTime Big Data também realizou a pesquisa com três possíveis cenários de segundo turno, com Josiel enfrentando seus três principais adversários. Em todos cenários, o irmão do presidente do Senado está em vantagem.
Cenário 1
Josiel — 45%
Patrícia Ferraz — 35%
Branco/nulo — 12%
Não sabe/não respondeu — 8%
Cenário 2
Josiel — 52%
Capi — 30%
Branco/nulo — 12%
NS/NR — 6%
Cenário 3
Josiel — 46%
Dr. Furlan — 36%
Branco/nulo — 12%
NS/NR — 6%
A pesquisa, encomendada pela Record TV, foi realizada nos dias 1 e 2 de dezembro deste ano, e realizou 850 entrevistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.