Eleições 2020 Macapá: Josiel (DEM) tem 31%, e Capi (PSB) tem 14%, diz pesquisa

Macapá: Josiel (DEM) tem 31%, e Capi (PSB) tem 14%, diz pesquisa

Levantamento do RealTime Big Data, encomendado pela Record TV, mostra o irmão do presidente do Senado 17 pontos na frente do segundo

Os quatro candidatos com mais intenções de votos para prefeitura de Macapá

Os quatro candidatos com mais intenções de votos para prefeitura de Macapá

Reprodução/TSE

Pesquisa feita pelo RealTime Big Data, encomendada pela Record TV, mostra o candidato Josiel (DEM), que é irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), com 31% das intenções de votos para a eleição de prefeito em 1º turno de Macapá (AP). Atrás dele está Capi (PSB), com 14%.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato do PSB está tecnicamente empatado com Dr. Furlan (Cidadania), que tem 12%, Patrícia Ferraz (Pode), com 11% e, no limite da margem, com o candidato Cirilo Fernandes (PRTB), que foi escolhido por 8% dos eleitores que responderam a pesquisa estimulada (que é quando o entrevistador apresenta o nome dos candidatos).

Na sequência da disputa pela prefeitura da capital do Amapá aparecem Guaracy (PSL), com 5%, Prof. Marcos (PT), que tem 4%, com um ponto a menos está Haroldo Iram (PTC), Paulo Lemos (PSOL) tem 2%, e 1% dos entrevistados disseram que pretendem votar em Gianfranco (PSTU). Disseram que votam branco ou nulo 4% dos entrevistados, e outros 5% não sabem ou não responderam.

Por causa do apagão que atingiu o Estado, as eleições de Macapá foram adiadas para acontecer o 1º turno no próximo domingo (6) e, caso seja necessário, o 2º turno está marcado para 20 de dezembro.

Na pesquisa espontânea, que é quando o entrevistado fala em quem pretende votar sem ser apresentado os nomes dos candidatos, Josiel aparece com 23% das intenções de votos, enquanto Capi tem 12%, tecnicamente empatado com Dr. Furlan (9%) e Patrícia Ferraz (8%). Na sequência vem Cirilo Fernandes (5%) e Paulo Lemos (2%). Os outros somados chegam a 3%, enquanto 12% declararam voto em branco ou nulo e 26% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também levantou o nível de rejeição dos candidatos. Capi é rejeitado por 25% dos entrevistados, 12 pontos a mais que Josiel, que é rejeitado por 13%. Em seguida aparecem Patrícia Ferraz (11%), Dr. Furlan (9%), Prof. Marcos (8%) e Guaracy (4%). Cirilo Fernandes, Haroldo Iram e Paulo Lemos recebem 3% de rejeição cada, e com um ponto a menos está Gianfranco. Outros 7% disseram que rejeitam todos, 10% não rejeita ninguém e 2% não souberam ou não opinaram. 

O RealTime Big Data também realizou a pesquisa com três possíveis cenários de segundo turno, com Josiel enfrentando seus três principais adversários. Em todos cenários, o irmão do presidente do Senado está em vantagem.

Cenário 1

Josiel — 45%
Patrícia Ferraz — 35%
Branco/nulo — 12%
Não sabe/não respondeu — 8%

Cenário 2

Josiel — 52%
Capi — 30%
Branco/nulo — 12%
NS/NR — 6%

Cenário 3

Josiel — 46%
Dr. Furlan — 36%
Branco/nulo — 12%
NS/NR — 6%

A pesquisa, encomendada pela Record TV, foi realizada nos dias 1 e 2 de dezembro deste ano, e realizou 850 entrevistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Últimas