Eleições 2020 Pesquisa aponta para vitória de Alexandre Kalil no 1º turno em BH 

Pesquisa aponta para vitória de Alexandre Kalil no 1º turno em BH 

Atual prefeito da capital mineira tem 55% das intenções de voto em pesquisa feita pela Real Time Big Data; em 2º lugar aparece João Vitor Xavier, com 7%

  • Eleições 2020 | Lucas Pavanelli, do R7

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), aparece em primeiro lugar na disputa pela cadeira do Executivo municipal e seria reeleito em primeiro turno. O cenário é apresentado em uma pesquisa eleitoral divulgada pela Real Time Big Data nesta quarta-feira (23). 

Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Kalil aparece com 55% das intenções de voto. Ele é seguido por João Vitor Xavier (Cidadania), que tem 7%, Áurea Carolina (PSOL) e Bruno Engler (PRTB), com 4% cada. Na sequência, aparecem Rodrigo Paiva (Novo), com 3%, Nilmário Miranda (PT), com 2%, Lafayette Andrada (Republicanos) e Luisa Barreto (PSDB), com 1% cada. 

Os candidatos Cabo Xavier (PMB), Fabiano Cazeca (PROS), Igor Timo (Avante), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Marília Domingues (PCO), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Wadson Ribeiro (PCdoB) e Wanderson Rocha (PSTU) somados, têm 2%. Eleitores que declararam voto branco ou nulo somam 9% e os que não sabem ou não responderam são 12%.

Espontânea

No cenário espontâneo, em que os eleitores não são apresentados aos nomes dos candidatos, o atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) também lidera a disputa. Nesse caso, ele tem 36% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecem Áurea Carolina (PSOL) e João Vitor Xavier (Cidadania), com 3% cada.

Kalil venceria eleição no primeiro turno

Kalil venceria eleição no primeiro turno

Reprodução Twitter

Bruno Engler (PRTB) surge com 2% das intenções de voto. Outros candidatos somam 3%. Já os eleitores que não sabem ou não quiseram responder são 35% e os que declararam intenção de voto branco ou nulo somam 18%.

Rejeição

A pesquisa da Real Time Big Data também avaliou a rejeição dos eleitores aos nomes colocados para a disputa eleitoral para a Prefeitura de Belo Horizonte. Confira: 

- Alexandre Kalil (PSD): 20%
- Nilmário Miranda (PT): 8%
- Áurea Carolina (PSOL): 7%
- Bruno Engler (PRTB): 5%
- João Vitor Xavier (Cidadania), Luisa Barreto (PSDB) e Wadson Ribeiro (PCdoB): 2%
- Cabo Xavier (PMB), Fabiano Cazeca (PROS), Igor Timo (Avante), Lafayette Andrada (Republicanos), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Marília Domingues (PCO), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Rodrigo Paiva (Novo) e Wanderson Rocha (PSTU): 1%
- Rejeita todos: 12%
- Não rejeita nenhum: 16%
- Não sabe/não respondeu: 17%

Avaliação dos governo

A pesquisa da Real Time Big Data também avaliou os mandatos e a satisfação dos eleitores com as gestões do prefeito Alexandre Kalil e do governador Romeu Zema (Novo). 

Conforme o levantamento, o mandato de Kalil é classificado como ótimo ou bom por 62% dos eleitores entrevistados. Outros 14% dizem que o mandato é regular e, para 21%, é ruim ou péssimo. Não souberam ou não responderam à questão, 3%. 

Questionados sobre a satisfação com o mandato do prefeito Alexandre Kalil, 67% disseram aprovar e outros 25% responderam que desaprovam a gestão do atual chefe do Executivo municipal. Não souberam ou não responderam à questão, 8%. 

No caso do governador Romeu Zema (Novo), 43% declararam que aprovam o seu mandato e 48% disseram reprovar a sua gestão. Outros 9% não responderam ou não souberam responder.  

Registro  

A pesquisa foi realizada com 1.000 eleitores, entre 18 e 21 de setembro de 2020 e está registrada com o número MG02161/2020. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

Últimas