Real Time: Paes lidera com 33%, e Crivella e Martha empatam em 2º
Levantamento ainda aponta Benedita (PT) com 10% das intenções de votos. Atrás dela, Luiz Lima foi citado por 4% dos entrevistados
Eleições 2020|Do R7
O candidato Eduardo Paes (DEM) lidera com 33% as intenções de votos para a Prefeitura do Rio. O atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), e a delegada Martha Rocha (PDT) estão empatados na segunda posição com 15% cada. Os dados são da pesquisa do RealTime Big Data, encomendada pela Record TV Rio e divulgada nesta sexta-feira (13).
Em seguida, aparece a candidata Benedita (PT) com 10% das intenções de votos. Considerando a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a petista está tecnicamente empatada com Crivella e Martha.
Depois estão Luiz Lima (PSL), que aparece com 5%, enquanto Renata Souza (PSOL) e Eduardo Bandeira de Mello (Rede) têm 3% cada. Os candidatos Clarissa Garotinho (PROS) e Fred Luz (Novo) também estão empatados com 1% cada.
Paulo Messina (MDB), Henrique Simonard (PCO), Cyro Garcia (PSTU), Glória Heloiza (PSC) e Suêd Haidar (PMB) não pontuaram.
Brancos e nulos somaram 9%, enquanto 5% dos entrevistados não responderam ou não souberam dizer.
Foram realizadas 1.000 entrevistas entre os dias 11 e 12 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ com o número RJ 03742/2020.
Votação espontânea
No cenário em que os entrevistados não recebiam a lista de candidatos, Eduardo Paes aparece com 25%, enquanto Marcelo Crivella e Martha Rocha estão com 13%.
Benedita da Silva tem 5% das intenções de voto, seguida por Luiz Lima com 3%.
Eduardo Bandeira de Mello e Renata Souza têm 1% das intenções cada.
Outros candidatos somaram 2% no total. Brancos e nulos foram 14% e os que não souberam ou não responderam chegaram a 23%.
Segundo turno
A pesquisa avaliou também três cenários para um possível 2º turno na disputa pela Prefeitura do Rio.
Eduardo Paes x Marcelo Crivella
Na simulação, Eduardo Paes aparece com 54% das intenções de voto, enquanto Marcelo Crivella tem 20%. Os entrevistados que disseram votar branco ou nulo somaram 16%. Outros 10% não responderam ou não souberam opinar.
Eduardo Paes x Martha Rocha
Neste cenário eleitoral, Eduardo Paes tem 44% das intenções de voto, enquanto Martha Rocha aparece com 33%. Os entrevistados que disseram votar branco ou nulo somaram 12%. Outros 11% não responderam ou não souberam opinar.
Eduardo Paes x Benedita da Silva
Em uma eventual disputa, Eduardo Paes tem 50% das intenções de voto, enquanto Benedita da Silva aparece com 20%. Os entrevistados que disseram votar branco ou nulo somaram 15%. Outros 15% não responderam ou não souberam opinar.
Rejeição
A pesquisa aponta que o candidato Marcelo Crivella tem 38% da rejeição, enquanto Eduardo Paes totaliza 14%.
Benedita da Silva registrou 9%, seguida por Clarissa Garotinho com 6% .
Martha Rocha e Luiz Lima têm 4% cada. Já Renata Souza soma 3%.
O candidato Eduardo Bandeira de Mello obteve 2%. Fred Luz e Paulo Messina registraram 1% cada.
Cyro Garcia, Henrique Simonard, Glória Heloiza e Suêd Haidar não registraram rejeição.
Ainda segundo a pesquisa, 8% dos entrevistados rejeitam todos os candidatos, 5% não rejeitam nenhum e outros 5% não souberam ou não responderam.
Avaliação do Governo
Os entrevistados também foram questionados sobre a avaliação dos governos municipal, estadual e federal.
Prefeitura
Sobre o mandato de Crivella, 12% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom, 26% como regular, 60% como ruim ou péssimo, e 2% não souberam ou não responderam.
Perguntados se aprovam ou desaprovam a gestão de Crivella, 18% responderam que aprovam e 72% desaprovaram. Outros 10% não responderam ou não souberam opinar.
Governo do Estado
Sobre a gestão do governador em exercício Cláudio Castro, 29% dos entrevistados aprovaram, 49% desaprovaram, enquanto 22% não souberam opinar ou não responderam.
Presidente
A satisfação com o mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também foi medida pela pesquisa. O estudo mostra que 42% dos entrevistados aprovam o mandato, enquanto 51% desaprovam e 7% não souberam opinar ou não responderam.