Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Termina hoje o prazo para registro de candidaturas nas eleições 2020

Justiça Eleitoral espera receber 630 mil pedidos até este sábado (26). TSE pede para partidos não deixarem formalização para última hora

Eleições 2020|Do R7

Termina neste sábado o prazo para registro de candidaturas nas Eleições 2020
Termina neste sábado o prazo para registro de candidaturas nas Eleições 2020 Termina neste sábado o prazo para registro de candidaturas nas Eleições 2020

Termina neste sábado (26) o prazo para o registro formal dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2020. Segundo o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, a Justiça Eleitoral deve receber 630 mil pedidos de registro de candidatura em todo o país. O número se refere aos indicados em ata pelos partidos.

Até quinta-feira (24), 280 mil já tinham concluído todas as etapas iniciais do registro e constavam no DivulgaCandContas (sistema que controla os registros).

Leia mais: 'Boca a boca nas eleições será pelas redes sociais', diz especialista

Para Barroso, os números indicam que “a pandemia não arrefeceu o ânimo de participação dos candidatos” e da sociedade, uma vez que houve aumento no número de mesários voluntários em relação às eleições de 2016. Segundo ele, isso “demonstra o desejo de participação democrática da população, mesmo com os cuidados que se impõem”.

Publicidade

Envio de documentos

Também já está disponível um novo sistema de peticionamento avulso que permite ao candidato enviar documentos em falta. O pedido de registro ocorre totalmente de forma online pelo sistema CANDex, no qual o partido apresenta a lista de candidatos e a documentação exigida.

Veja também: TSE avalia impactos da pandemia de covid-19 nas Eleições 2020

Publicidade

Quando o pedido estava em análise porque faltava algum documento e o candidato não tinha advogado para enviá-lo por meio do PJe (Processo Judicial Eletrônico), antes ele precisava comparecer ao cartório para levar a documentação complementar. Agora, o próprio candidato pode enviar documentos pelo PJe, sem necessidade de certificação digital.

Segundo o presidente do TSE, a medida “simplifica a vida de todos, além de aumentar a segurança” durante a pandemia do novo coronavírus.

Publicidade

Leia ainda: Direitos políticos de mulheres: Brasil é o 9º entre 11 países, diz ONU

Para evitar o congestionamento dos sistemas, o TSE pediu aos partidos e candidatos que não deixem para enviar o pedido de registro na última hora. A partir deste domingo (27), já está liberada a realização de campanha eleitoral.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.