Eleições 2020 Transporte público, mobilidade e creches marcam campanha em SP

Transporte público, mobilidade e creches marcam campanha em SP

Nesta terça-feira (13), candidatos revelaram preocupações com projetos para melhorar o sistema de transportes da cidade e garantir vagas em creches

  • Eleições 2020 | Cesar Sacheto, do R7

Boulos, Vera Lúcia e Covas cumpriram agenda de campanha nesta terça-feira (13)

Boulos, Vera Lúcia e Covas cumpriram agenda de campanha nesta terça-feira (13)

Montagem/R7

As preocupações com o sistema de transporte público, a mobilidade urbana e a criação de vagas em creches foram os principais temas abordados pelos candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano na agenda desta terça-feira (13).

Leia também: Contra fake news, TSE faz parceria com mais de 50 entidades

A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 27 de setembro e o R7 tem divulgado os compromissos de campanha de todos os 14 concorrentes à administração municipal paulistana. O critério definido para apresentação foi a ordem alfabética.

Andrea Matarazzo (PSD)

O candidato do PSD, Andrea Matarazzo, visitou as obras de restauração do Largo do Arouche, no centro da cidade. No encontro, o político afirmou que a região central precisa de zeladoria.

"O que falta em São Paulo é o xerife da cidade. Falta zeladoria, falta limpeza, falta cuidado. E a região central exige muito isso, para que as pessoas possam caminhar, possam fazer compras, sem estar preocupadas e que consigam desfrutar da história de nossa cidade. O Centro da cidade merece uma zeladoria especial, um cuidado que eu tinha  quando fui subprefeito e secretário", declarou.

Leia também: Partidos escalam 'influencers' para alavancar candidatos em campanha

Mais tarde, Andrea Matarazzo se reuniu com representantes do Instituto Sou da Paz para discutir propostas de segurança para São Paulo. O candidato recebeu o documento “Agenda São Paulo Mais Seguro - Uma Cidade que Protege Todos”, com um diagnóstico da situação do município em relação ao tema.

Antonio Carlos Silva (PCO)

O candidato do PCO, Antonio Carlos Silva, fez panfletagem no terminal Tatuapé, na zona leste, e depois gravou vídeos de campanha. À tarde, ele teve reunião com a coordenação de campanha. À noite, o candidato concedeu entrevistas.

Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota)

O candidato a prefeito pelo Patriota, Arthur do Val Mamãe Falei, concedeu entrevista para a TV Democracia no período da manhã. À tarde, ele falou ao jornal "O Estado de S. Paulo" e em palestra no Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo com propostas para o setor.

Arthur do Val Mamãe Falei também ressaltou a importância de criar projetos para aumentar a eficiência da mobilidade urbana em São Paulo.

"Para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo, existe uma discussão mais profunda que é a revisão do Plano Diretor. Mas, diretamente ao transporte público, a minha proposta número um é acabar com a mafia dos transportes, que arrecada mais que a propria prefeitura", declarou o candidato.

Bruno Covas (PSDB)

O candidato do PSDB à reeleição, Bruno Covas, visitou o terminal de ônibus da Vila Prudente, onde classificou a mobilidade urbana como um dos temas mais importantes e desafiadores da gestão da cidade.

Covas afirmou que a meta de implantação de corredores de ônibus foi batida com a participação de mais de 100 Km de corredores na capital estadual. "Renovamos também 40% da frota. Hoje, 100% da frota na cidade de São Paulo é acessível”, declarou.

Bruno Covas visitou terminal na Vila Prudente, na zona leste de SP

Bruno Covas visitou terminal na Vila Prudente, na zona leste de SP

Divulgação/Patrícia Cruz

Bruno Covas também falou sobre planos para o transporte público, a criação de mais 100 terminais de ônibus na cidade e a implantação de nova centralidade que dará direito de Laje para construção sobre os atuais terminais de ônibus.

Mais tarde, Covas também concedeu entrevista virtual ao vivo Portal IG e participou, via Zoom, de palestra sobre os desafios para a gestão da cidade, promovida pelo Rotary Club. Mais tarde, ele foi entrevistado do jornal O Globo.

Celso Russomanno (Republicanos)

O candidato do Republicanos, Celso Russomanno, compareceu à sede da Associação Comercial de São Paulo, no centro da cidade, para conversar com representantes do setor. Depois, concedeu entrevistas.

Filipe Sabará (Novo)

O candidato do Novo, Filipe Sabará, não tem agenda pública de compromissos.

Guilherme Boulos (PSOL)

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, participou nesta manhã de um encontro com o movimento negro sobre educação antirracista no centro da cidade. No evento, o político prometeu acabar com a fila de espera para vagas em creches na capital paulista, caso seja eleito.

"Nós temos 21 mil crianças aguardando uma vaga em bairros como Valo Velho, Grajaú e Campo Limpo, onde eu moro. Vamos zerar a fila da creche em São Paulo. Com investimentos. Mas, construindo creches de qualidade, com projeto pedagógico, perto da casa das pessoas, com perua para levar e buscar. Não depósitos de crianças", declarou Guilherme Boulos.

Jilmar Tatto (PT)

O candidato do PT, Jilmar Tatto, fez caminhada e visitou o comércio de Cidade Ademar, na zona sul. À tarde, ele participou de um ato no Dia Lilás das Mulheres, no centro da cidde. Depois, concedeu entrevistas.

Joice Hasselmann (PSL)

A candidata do PSL à prefeitura, Joice Hasselmann, gravou material para o horário eleitoral no período da manhã. À tarde, ela participou de reunião na sede do partido e de entrevista coletiva, acompanhada de candidatas a vereadoras. Depois, Joice foi entrevistada pelo SBTNews.

Levy Fidelix (PRTB)

O candidato do PRTB, Levy Fidelix, foi entrevistado no jornal da TV Gazeta.

Márcio França (PSB)

O candidato do PSB, Márcio França, se reuniu com representantes da Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, na zona oeste. No encontro, o político afirmou que vai ampliar os pontos de wi-fi grátis da prefeitura para comunidades carentes da cidade e beneficiar especialmente os estudantes prejudicados pela pandemia da covid-19, caso seja eleito.

"Para as pessoas virem aqui nessa praça [e ter o wi-fi gratuito], é uma coisa gostosa, mas não é tão essencial quanto para uma pessoa humilde de qualquer bairro comum, que não tem alternativa, nem na praça, nem na casa dele", declarou Márcio França, que também utilizou parte da agenda do dia para gravar programas do horário eleitoral no rádio e na TV.

Marina Helou (Rede)

A candidata a prefeita pela Rede Sustentabilidade, Marina Helou, foi entrevistada — nos períodos da manhã e tarde — pela TV Democracia e pelo programa Pânico, da Rádio Jovem Pan. À noite, ela participou de um bate-papo online com eleitores.

Orlando Silva visitou a Cufa, em Heliópolis

Orlando Silva visitou a Cufa, em Heliópolis

Divulgação/Jennifer Glass

Orlando Silva (PCdoB)

O candidato do PCdoB, Orlando Silva, teve um diálogo com trabalhadores da Fábrica Panco, na zona norte da cidade, logo no início da manhã. Depois, visitou a sede da CUFA (Central Única das Favelas), em Heliópolis.

No local, o político conheceu ações que garantiram a distribuição de alimentos e renda para famílias durante a pandemia. Outro tema do dialogo foi o projeto "A Mãe Tá On”, lançado no final de  setembro, que pretende disponibilizar internet gratuita para 2 milhões de pessoas.

"Nós temos meio milhão de unidades habitacionais em déficit e milhões de pessoas morando em situações precárias na cidade. Moradia é um problema muito grave.  A prefeitura deve construir novas unidades habitacionais, aproveitar imóveis em desuso, apoiar mutirões e garantir a regularização fundiária. Romper com a burocracia e, inclusive, fazer parcerias com entidades e movimentos de moradia. A Cufa, por exemplo, atende uma parte da população que a prefeitura não consegue ver", declarou.

Mais tarde, fez panfletagem e caminhada com a juventude na República, região central da cidade, acompanhado de Carina Vitral, candidata a vereadora e ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes). Por fim, participou de sabatina virtual no My News e El País.

Vera Lúcia (PSTU)

A candidata do PSTU, Vera Lúcia, gravou vídeos de campanha e participou de uma reunião com apoiadores. Ela também gravou vídeos de campanha sobre a questão dos transportes.

Vera Lúcia defendeu a implementação de medidas que acabariam com a máfia dos transportes, o enriquecimento ilícito e todos os tipos de fraudes com a utilização de recursos públicos.

Vera Lúcia destacou os problemas do transporte público em SP

Vera Lúcia destacou os problemas do transporte público em SP

Divulgação

“Defendo a estatização e a reconstrução da CMTC, passe livre para estudantes e desempregados e a redução da tarifa, rumo à tarifa zero. Tudo isso é possível tirando o lucro privado dos empresários dos transportes. O que é público passa a ser gerido pelo setor público. É o transporte público cumprindo a sua função social", declarou a candidata.

*O R7 divulga diariamente as notícias sobre o dia de campanha dos postulantes ao cargo de prefeito da capital paulista. O espaço no portal está aberto a todos os candidatos.

Veja o currículo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo:

Últimas