TSE autoriza volta do horário eleitoral em Macapá (AP)
Eleições no município foram adiadas na capital do Estado do Amapá devido aos problemas com fornecimento de energia elétrica
Eleições 2020|Da Agência Brasil
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou nesta terça-feira (24) a retomada do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão em Macapá, capital do Amapá. As eleições no município foram adiadas pelo tribunal devido aos problemas com fornecimento de energia elétrica no Estado.
Com a decisão, a propaganda dos candidatos voltará a ser transmitida. No dia 20 de novembro, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) suspendeu a veiculação.
Leia mais: Eleições em Macapá dia 6 evitam 'período ingrato' de festas, diz TSE
Os ministros também decidiram aumentar o teto de gastos das campanhas em função do adiamento das eleições. Cada candidato ao cargo de prefeito poderá gastar R$ 1,8 milhão. O gasto dos candidatos a vereador deverá ficar em R$ 212 mil.
O primeiro turno será no dia 6 de dezembro. O segundo está previsto para 20 de dezembro. Os eleitores vão às urnas para elegerem prefeito, vice-prefeito e vereadores.
O fornecimento de energia começou a ser interrompido dia 3 de novembro. Desde então, as cidades passaram por um racionamento de energia. A energia voltou aos poucos, em forma de rodízio. A falha inicial ocorreu em um transformador que pegou fogo e foi totalmente destruído.
Mais cedo, a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) anunciou o encerramento do rodízio e o restabelecimento do fornecimento de energia no estado.