Antigo ponto turístico à beira de penhasco vira cidade fantasma tomada por ratos
Moradores e turistas fugiram da região por conta do alto risco de desmoronamentos e agora somente idosos vivem no local
Hora 7|Matheus Borges*, do R7
Skipsea, ao leste de Yorkshire, no Reino Unido, se tornou uma cidade fantasma completamente tomada por ratos e com muitas casas abandonadas caindo de um penhasco e afundando no oceano.
A região litorânea era conhecida como um ponto turístico muito visitado por turistas, mas perdeu seus dias de glória graças à taxa altíssima de erosão na área. Com isso, não só os viajantes fugiram do local, mas os moradores também.
Segundo dados de 2021, apenas 678 pessoas, a maioria com mais de 60 anos, vivem na cidade à beira-mar que é a região litorânea em erosão mais rápida do norte da Europa.
Os líderes da cidade foram forçados a colocar placas alertando as pessoas que passam ou vivem na cidade sobre o risco de erosão.
O Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (DEFRA) disse que 36 milhões de libras (mais de R$ 224 milhões) foram investidos para ajudar a população da região a se precaverem caso ocorra um deslizamento.
Um porta-voz disse: "Esses dois locais já estão enfrentando os desafios da erosão costeira e, entre eles, incluem 84% das propriedades em risco de erosão costeira na Inglaterra nos próximos 20 anos".
*Sob supervisão de Odair Braz Jr.