Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Hora 7
Publicidade

Aranha invasora é flagrada comendo mamífero protegido e assusta até cientistas experientes

Segundo pesquisadores irlandeses, é o primeiro registro no mundo de uma falsa viúva-negra devorando um musaranho

Hora 7|Do R7


Fim da linha para o musaranho
Fim da linha para o musaranho

Cientistas da Irlanda flagraram o momento aterrador em que uma aranha conhecida como falsa viúva-negra (Steatoda nobilis) devora um pequeno mamífero na janela. O que parece apenas uma predação comum da natureza, na verdade pode representar um desequilíbrio ambiental.

O registro foi feito por pesquisadores da Universidade Nacional da Irlanda, que ressaltaram que uma predação envolvendo falsas viúvas e um musaranho-pigmeu (Suncus etruscus) pode ser perigosa para o mamífero.

Para tornar tudo ainda mais preocupante, a falsa viúva é uma espécie invasora na região, e o musaranho é protegido, pois enfrenta risco de extinção.

O estudo que explica o registro foi publicado na revista científica Ecosphere. Segundo os pesquisadores, é a primeira vez no mundo que exemplares da espécie são flagrados devorando musaranhos.

Publicidade

Dawn Sturgess, que fez o vídeo na janela de uma casa no sul da Inglaterra, afirma que o musaranho ainda estava vivo quando foi encontrado, embora parecia um tanto grogue pelo efeito do veneno do aracnídeo. Logo depois, a aranha o içou juntamente com a teia, onde fez o banquete.

"Esta observação demonstra ainda que a falsa viúva está perfeitamente adaptada para lidar com presas grandes, combinando veneno potente, seda extremamente forte e comportamento complexo de caça", afirmou Michel Dugon, especialista em aranhas e principal autor do estudo.

Publicidade

Musaranhos são bichos estranhos por si só. São capazes de atacar animais com o dobro do tamanho deles, possuem o metabolismo bastante acelerado e comem o equivalente ao próprio peso a cada 3h. Algumas espécies praticamente vivem para comer e dificilmente dormem. Soltam um odor similar ao do gambá quando ameaçados e possuem veneno.

Leia também

Já o musaranho-pigmeu é um dos menores mamíferos do mundo, com cerca de 50 mm e 2,5 g de peso.

Publicidade

LEIA ABAIXO: Estudante flagra aranha gigantesca capturando sapo para o jantar

" gallery_id="5f7626d4ca908424ad0003ad" url_iframe_gallery="hora7.r7.com/aranha-invasora-e-flagrada-comendo-mamifero-protegido-e-assusta-ate-cientistas-experientes-23022023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.