'É difícil entrar no Seu Toba e sair de mão vazia', garante criador de rede de lojas caótica e viral
Comércio de rua em Guarulhos (SP) vende mercadorias diversas, com sinistros ou pequenas avarias, e caiu nas graças da web
Hora 7|David Plassa, do R7
Se em algum momento do "arrasta para cima" online, você se deparar com o Seu Toba na linha do tempo, não se ofenda. Afinal, o Seu Toba viralizou, com uma proposta cheia de caos, bom-humor e produtos diversos.
Do que estamos falando? De uma rede de lojas de rua em Guarulhos (SP), criada pelo empresário Pascoal Souza Silva, o próprio Seu Toba. Comércio, que de acordo com o dono, vende mercadorias com pequenas avarias ou sinistros, adquiridas por meio de lotes leiloados ou seguradoras.
"Comecei a pensar no Seu Toba há três anos", contou o empreendedor, em entrevista exclusiva ao R7. "Resolvi abrir no meio da pandemia. Na época, todo mundo estava em sofrimento. Mas, o pessoal entrava, e já era motivo de riso."
Seu Toba, a origem
Seu Toba é natural de Jequié, Bahia. Em 1981, desembarcou em São Paulo, onde fez de tudo um pouco: "Fui catador de papelão, servente de pedreiro, servente de pintor", lembra, "mas, não era o que queria, pensava em algo maior."
Dez anos depois, ele decidiu seguir carreira no comércio. "Comecei como funcionário, venda de importados. Ia ao Paraguai, comprava lá, e vendia aqui."
Com a experiência, veio o desejo de empreender. Em um primeiro momento, a loja era conhecida apenas como Chocolate. No entanto, após Seu Toba, digamos, "levar a pior" em algumas ocasiões, o nome mudou para o atual. Deu certo: a rede hoje conta com seis unidades, 35 funcionários, cliente fiéis e muitos curiosos.
"De tudo tem um pouco no Seu Toba", garante o dono da rede. "De repente, você vem comprar um óculos, não tem o que você quer, você leva uma caneta. É muito difícil entrar no Seu Toba e sair com a mão vazia."
Seu Toba, a experiência
O nome viral com certeza é um trunfo na hora de chamar a atenção da clientela. Isso porque, a piada pronta gera uma divulgação espontânea nas redes sociais, por meio de internautas atrás de visualizações e curtidas.
Josimara Durães, por exemplo, estava uma das Lojas Seu Toba pela primeira vez. "Soube pela internet e pela minha amiga, que é uma irmãzona", disse à reportagem. "Ela falou: 'Vamos na loja do Seu Toba?" Pensei: 'Seu Toba, vamos conhecer o Seu Toba!'"
De carro, Josimara levou cerca de 50 minutos para sair de São Mateus, bairro da Zona Leste de São Paulo, e chegar ao estabelecimento. "Esperava qualquer outra coisa, mas tanta variedade assim, surpreendeu", exaltou. Tanto, que ela pretende voltar com o marido e os filhos: "Tem muita opção de tênis, roupa, utensílios para casa."
Ainda assim, nem tudo parece ser tão engraçado para alguns visitantes. Apesar de exaltarem preço e variedade, alguns deles — como visto acima —, reclamam de algum grau de desorganização e limpeza das lojas.
Em um dos vídeos compartilhados no TikTok, o autor da postagem chegou a dizer durante a gravação, que viu um "rato" entrar em uma pilha de roupas — ainda que tenha saído de sacolas cheias do local. Assista abaixo:
Segundo o Seu Toba, a acusação não procede: "Muita gente quer crescer na fama do outro", rebateu. "Aceito a crítica se for construtiva. Estamos aqui para melhorar, e atender bem os nossos clientes."
Leia também
Ao menos na unidade visitada pelo R7, dificilmente algum roedor se arriscaria entre as mercadorias comercializados. Confira a seguir:
A duplinha de funcionários acima com certeza colocaria qualquer possível ameaça para correr!
Abaixo, confira mais imagens de uma das lojas Seu Toba!