Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Hora 7
Publicidade

'É difícil entrar no Seu Toba e sair de mão vazia', garante criador de rede de lojas caótica e viral

Comércio de rua em Guarulhos (SP) vende mercadorias diversas, com sinistros ou pequenas avarias, e caiu nas graças da web

Hora 7|David Plassa, do R7


Seu Toba, criador da rede de lojas homônima, que viralizou nas redes
Seu Toba, criador da rede de lojas homônima, que viralizou nas redes

Se em algum momento do "arrasta para cima" online, você se deparar com o Seu Toba na linha do tempo, não se ofenda. Afinal, o Seu Toba viralizou, com uma proposta cheia de caos, bom-humor e produtos diversos.

Do que estamos falando? De uma rede de lojas de rua em Guarulhos (SP), criada pelo empresário Pascoal Souza Silva, o próprio Seu Toba. Comércio, que de acordo com o dono, vende mercadorias com pequenas avarias ou sinistros, adquiridas por meio de lotes leiloados ou seguradoras.

"Comecei a pensar no Seu Toba há três anos", contou o empreendedor, em entrevista exclusiva ao R7. "Resolvi abrir no meio da pandemia. Na época, todo mundo estava em sofrimento. Mas, o pessoal entrava, e já era motivo de riso."

Seu Toba, a origem

Seu Toba é natural de Jequié, Bahia. Em 1981, desembarcou em São Paulo, onde fez de tudo um pouco: "Fui catador de papelão, servente de pedreiro, servente de pintor", lembra, "mas, não era o que queria, pensava em algo maior."

Publicidade

Dez anos depois, ele decidiu seguir carreira no comércio. "Comecei como funcionário, venda de importados. Ia ao Paraguai, comprava lá, e vendia aqui."

Com a experiência, veio o desejo de empreender. Em um primeiro momento, a loja era conhecida apenas como Chocolate. No entanto, após Seu Toba, digamos, "levar a pior" em algumas ocasiões, o nome mudou para o atual. Deu certo: a rede hoje conta com seis unidades, 35 funcionários, cliente fiéis e muitos curiosos.

Publicidade

"De tudo tem um pouco no Seu Toba", garante o dono da rede. "De repente, você vem comprar um óculos, não tem o que você quer, você leva uma caneta. É muito difícil entrar no Seu Toba e sair com a mão vazia."

Seu Toba, a experiência

O nome viral com certeza é um trunfo na hora de chamar a atenção da clientela. Isso porque, a piada pronta gera uma divulgação espontânea nas redes sociais, por meio de internautas atrás de visualizações e curtidas.

Publicidade

Josimara Durães, por exemplo, estava uma das Lojas Seu Toba pela primeira vez. "Soube pela internet e pela minha amiga, que é uma irmãzona", disse à reportagem. "Ela falou: 'Vamos na loja do Seu Toba?" Pensei: 'Seu Toba, vamos conhecer o Seu Toba!'"

De carro, Josimara levou cerca de 50 minutos para sair de São Mateus, bairro da Zona Leste de São Paulo, e chegar ao estabelecimento. "Esperava qualquer outra coisa, mas tanta variedade assim, surpreendeu", exaltou. Tanto, que ela pretende voltar com o marido e os filhos: "Tem muita opção de tênis, roupa, utensílios para casa."

Josimara Durães saiu da Zona Leste de São Paulo para fazer compras nas Lojas Seu Toba
Josimara Durães saiu da Zona Leste de São Paulo para fazer compras nas Lojas Seu Toba

Ainda assim, nem tudo parece ser tão engraçado para alguns visitantes. Apesar de exaltarem preço e variedade, alguns deles — como visto acima —, reclamam de algum grau de desorganização e limpeza das lojas.

Em um dos vídeos compartilhados no TikTok, o autor da postagem chegou a dizer durante a gravação, que viu um "rato" entrar em uma pilha de roupas — ainda que tenha saído de sacolas cheias do local. Assista abaixo:

Segundo o Seu Toba, a acusação não procede: "Muita gente quer crescer na fama do outro", rebateu. "Aceito a crítica se for construtiva. Estamos aqui para melhorar, e atender bem os nossos clientes."

Leia também

Ao menos na unidade visitada pelo R7, dificilmente algum roedor se arriscaria entre as mercadorias comercializados. Confira a seguir:

A duplinha de funcionários acima com certeza colocaria qualquer possível ameaça para correr!

Abaixo, confira mais imagens de uma das lojas Seu Toba!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.