Elefante aprende a descascar banana após observar cuidadores no zoológico
Os cientistas se interessaram pelo comportamento bastante incomum do animal que mostra uma capacidade de aprendizado
Hora 7|Do R7
Um elefante asiático do zoológico de Berlim aprendeu a descascar bananas após observar os cuidadores a fazerem o mesmo. O animal passou a retirar as cascas do alimento com a ajuda da tromba.
Os elefantes, no geral, ingerem a banana inteira sem que nada seja retirado, mas Pang Pha percebeu que a melhor forma de comer é sem a casca.
Pang Pha esmaga a banana para que o topo seja rompido, sacode a fruta para que a parte interna seja liberada e, em seguida, descarta a casca e come o meio da banana.
Por viver sozinho, os cientistas acreditam que o animal observou os cuidadores descascando o alimento e, assim, aprendeu a fazer o mesmo.
O comportamento inusitado do animal chamou a atenção, principalmente por não ter sido observado em outros elefantes, mas aponta a capacidade de aprendizado “comportamentos complexos de manipulação derivados de humanos”.
A técnica de Pang Pha não acontece todas as vezes, já que quando a banana está inteira verde ou amarela é engolida inteira. Quando a fruta está marrom é rejeitada pelo elefante, sendo descascada quando possui algumas manchas marrons — hábito feito apenas quando está sozinha.
"O que torna a casca de banana de Pang Pha tão única é uma combinação de fatores - habilidade, velocidade, individualidade e a suposta origem humana - em vez de um único elemento comportamental", disse o Dr. Michael Brecht, do Centro Bernstein de Neurociência Computacional em Berlim.
VEJA TAMBÉM: Guerreiros nômades protegem um dos últimos elefantes com presas gigantes