Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Hora 7
Publicidade

Elefantes praticam ioga em zoológico para regular a saúde das articulações; assista

Os animais não são obrigados a realizar a rotina de exercícios, mas recebem guloseimas quando fazem alongamentos

Hora 7|Matheus Borges*, do R7

Elefantes em cativeiro vivem em média 40 anos
Elefantes em cativeiro vivem em média 40 anos Elefantes em cativeiro vivem em média 40 anos

Elefantes de um zoológico de Houston estão surpreendo os visitantes ao se exercitarem junto de seus treinadores em apresentações únicas. O grupo de 12 animais pratica ioga e alongamentos, como parte de suas verificações de saúde de rotina.

Cada sessão dura até cinco minutos, embora alguns dos elefantes mais velhos — como Tess, uma elefanta de 40 anos que pesa cerca de três toneladas — façam duas por dia para manter as articulações soltas.

"Estamos observando sua amplitude de movimento e como eles estão se movendo, para que possamos saber exatamente o que eles estão sentindo por esses conjuntos de treinamento”, afirmou Kristen Windleth, o gerente de elefantes do local.

Como parte de seus exercícios, os animais levantam as patas dianteiras e traseiras, equilibram-se em duas patas e alongam-se deitados no chão, como se realizassem suas atividades cotidianas na natureza.

Publicidade

Windleth disse que as sessões são voluntárias, nas quais os elefantes não são obrigados a participar, no entando sempre recebem guloseimas e agradinhos quando realizam os alongamentos.

"Se eles não quiserem se envolver ou se não quiserem continuar trabalhando com isso, eles podem simplesmente ir embora", acrescentou.

Publicidade

*Sob supervisão de Filipe Siqueira

Guerreiros nômades protegem um dos últimos elefantes com presas gigantes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.