Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Gangue' de sete esquilos e um mangusto encaram serpente letal e salvam filhotes

Naja africana achou que teria uma refeição fácil, mas não contava com a resistência do grupo de mamíferos

Hora 7|Do R7

Cobra foi cercada por esquilos e ainda confrontada por mangusto
Cobra foi cercada por esquilos e ainda confrontada por mangusto Cobra foi cercada por esquilos e ainda confrontada por mangusto

Às vezes, o segredo para sobreviver na natureza é agir em grupo. Foi a lição que nos ensinou uma "gangue" de sete esquilos e um mangusto — um dos bichos mais corajosos e ousados da vida selvagem —, que enfrentou uma cobra letal para salvar um filhote.

O flagrante foi feito pela turista Lara de Matos, que visitava o parque Kgalagadi Transfrontier, que abrange uma região fronteiriça entre Botsuana e a África do Sul, e fez o relato ao site Latest Sightings, especializado em fatos intrigantes da natureza.

O registro envolveu uma Naja nivea, uma cobra mortal conhecida na região como cobra do cabo, e os mamíferos.

O objetivo da serpente era devorar os filhotes de esquilo, mas logo a resistência chegou. Não demorou, e sete esquilos-terrestres apareceram para amedrontar o réptil.

Publicidade

A cobra percebeu que não iria ser tão simples, e logo depois tudo ficou ainda mais complicado para a predadora.

"De repente, um mangusto apareceu e assumiu o controle. Nesse estágio, os esquilos-terrestres descansaram e observaram de longe, enquanto o mangusto tinha seu momento de defender e atacar”, afirmou Lara ao site.

Publicidade

Leia também

Nunca é demais lembrar que o mangusto é um pequeno mamífero especializado justamente em destroçar najas e desenvolveu técnicas para ler os movimentos de ataque delas, desviar e depois matá-las com uma única mordida.

Logo depois, foi só administrar: o mangusto saiu e voltou pouco depois, e a cobra decidiu que era energia demais para um único ataque.

LEIA ABAIXO: Esse pequeno animal é capaz de vencer até as cobras mais mortais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.