Momento raro: morsa gigantesca é avistada relaxando em cima de pedra à beira-mar
Nenhum outro animal da mesma espécie havia sido encontrado no local, por isso uma organização de vida marinha ressaltou o cuidado com a aproximação
Hora 7|Do R7
Uma morsa foi registrada ao relaxar em cima de uma pedra à beira-mar, na costa da Escócia. O animal estava sozinho quando foi fotografado por um pescador da região.
Lorn MacRae estava passando pelas Ilhas Orientais, um arquipélago da Escócia, no fim de março, quando avistou o animal gigante curtindo a solidão na pedra.
Ele decidiu informar a Hebridean Whale and Dolphin Trust (HWDT), que faz registros da vida selvagem marinha na área há mais de 25 anos. A organização afirmou que foi o primeiro registro de morsa na região e divulgou o achado recentemente.
"Foi uma surpresa ver a morsa ser puxada para fora. As focas cinzentas do Atlântico pareciam estar se afastando dela", conta Lorn.
Apesar da cena única, é indicado manter distância do animal por pelo menos 100 metros, permanecendo no local por 15 minutos no máximo, para que ele não seja pertubado.
"As morsas viajam longas distâncias e têm paradas para descansar e recuperar as energias antes de seguir em frente, e ser perturbadas por pessoas muito próximas ou barulhentas pode afetar sua chance de sobrevivência", explica Molly Gray, do British Divers Marine Life Rescue.
Confira também: Morsa transforma submarino em hotel e encanta marinheiros